sexta-feira, 28 de maio de 2010

Eco Código


Decorreu na semana passada a exposição dos Eco Códigos criados pelos alunos do 6º ano, unidade didáctica desenvolvida na disciplina de Educação Visual e Tecnológica e que após votação pelos alunos da nossa escola, o mais votado, irá fazer parte do Concurso Nacional dos posteres Eco Código, actividade integrada do Projecto Eco Escola e que é um dos sete passos do rumo ao Galardão.
Sem compreender as razões, apenas votaram 224 alunos, tendo ficado no 1º lugar, o poster nº 1, em 2º lugar, o poster nº 24, em 3º lugar os posteres, nº 21 e nº 11.


Coordenação Eco Escola

segunda-feira, 29 de março de 2010

Dia Eco Escola, Comemoração do Dia Mundial da Água e Árvore

Foi de festa o dia 26 de Março de 2010 na nossa escola. Para comemorarmos o "Dia Escola, Água e Árvore", pensamos num conjunto de actividades que pudessem ser de diversão, lazer e educativas no sentido de levar os alunos a interiorizar conceitos ligados ao ambiente, tocando o prazer na execução das mesmas. Intercalamos algumas mais desportivas e radicais, para que pudessem desenvolver também esta vertente de benefício e também de ligação ao tema energia.
Foram dinâmicas as actividades e visível o empenho dos alunos, directores de turma, acompanhantes e dinamizadores das actividades. Tivemos a presença simpática da Dr.ª Ana Silva em representação da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e da representante das Guias de Portugal que gostaram do que viram.
Estiveram também presentes, colegas monitores (vindos de outras escolas) para cooperar connosco, visto serem especialistas nas vertentes desportivas mais radicais e que agradecemos desde já a sua colaboração.
Após as provas da manhã, seguiu-se o piquenique. Os alunos foram sensibilizados pelos directores de turma para trazerem de casa comida saudável, o que aconteceu com a maioria das turmas que se preocuparam em elaborar um menu se prejuízo para a saúde, distribuindo tarefas nesse sentido.
A avaliação vai ser feita no início do 3º período e a turma que teve os produtos mais saudáveis irá ser contemplada com diplomas e fotografia da turma no portal da escola e no blog "Preserva-me".
Da parte de tarde e após o descanso do piquenique saudável, seguiu-se um passeio em ciclo turismo. Estiveram presentes entre alunos e professores, trinta e sete elementos, que contaram com uma carrinha da Associação Teatro Construção em colaboração e tendo o simpático Sr. Ribeiro ao volante para apoio e assistência se necessária. Contamos ainda com a colaboração de dois efectivos da Guarda Nacional Republicana na saída da escola para a regulação do trânsito. Correu muito bem o passeio, apesar de apanharmos chuva, granizo na parte final do percurso e também do percalço do Francisco, do 5º C, que resvalou na areia, foi ao chão, rasgou as calças de fato de treino e arranhou o joelho.
Como conclusão podemos afirmar que foi muito positiva a actividade face à alegria e satisfação vincada nos rostos dos alunos e professores, e, ainda pelos desabafos ouvidos.

Núcleo de Educação Ambiental

domingo, 21 de março de 2010

Limpar Portugal


A nossa escola esteve presente neste dia 20 de Março de 2010 para ajudar a Limpar Portugal.

Desde a primeira hora que inscrevemos a nossa escola, que passamos a mensagem aos alunos e professores. A partir daqui associamo-nos ao Coordenador Concelhio, às forças vivas da nossa região, entre elas a autarquia, Associações como os Escuteiros, Guias de Portug
al, Joane Btt, ATC, Encarregados de Educação e ainda pudemos contar com a colaboração de empresas.
Nas semanas que antecederam o dia 20, fizemos um périplo pelas matas que circundam a vila para sinalizarmos lixeiras de modo a dar cumprimento aos objectivos que nos propusemos.
Apesar da chuva ameaçadora, o dia 20 chegou e o pessoal não desarmou, só alguns que normalmente falham noutras situações é que ficaram em casa resguardados da chuva, porque são muito sensíveis às constipações, gripes e outras doenças.
Os resistentes e verdadeiros ambientalistas não faltaram. Feitas as contas estavam cerca de quarenta pessoas e só da nossa escola éramos vinte e cinco, mais de cinquenta por cento dos presentes, o que foi muito bom. Mas não foi tudo, porque estes foram valentes. Da parte da manhã juntamos três camiões de lixo. A chuva que apareceu a espaços não conseguiu demover-nos. Que valiosos são os nossos alunos.
O trabalho vai continuar. Brevemente vamos reunir para que no futuro os espaços limpos se mantenham. Vamos fazer uma campanha (o nosso professor de projectos está a engendrar uma estratégia) para darmos continuidade ao trabalho. Ainda hoje alguns alunos do 7º A me abordaram para dar continuidade ao projecto.
Por último gostaria de deixar uma palavra de agradecimento às entidades e associações que colaboraram no projecto e um bem haja à equipa que coordenou a nível nacional.
Foi um prazer ajudar a melhorar um bocadinho as condições do nosso planeta.


Núcleo de Educação Ambiental

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arte, Migrações e Desenvolvimento

HISTÓRIA EM CURSO DE Hannah Collins Fotografia e Vídeo

Ao chegar a Madrid no dia 19 de Fevereiro de 2010, para visitar a ARCO, Feira de Arte Contemporânea de Madrid 2010, levava comigo a ideia de visitar também o espaço de arte Caixa Fórum de Madrid, pois tinha ouvido falar muito dele, não só como espaço de arte, mas também como obra de arte arquitectónica. Neste, o que não esperava encontrar, era uma exposição de fotografia e vídeo, onde as películas "La Mina, Paralelo e História em Curso" que dá o nome à exposição, tratavam da temática Migrações, a mesma temática do Projecto Conectando Mundos e cujas preocupações se mantêm constantes tanto na exposição como no projecto.
A fugaz vida moderna entrelaça entre memória e história a vontade de expressar estas experiências verdadeiras através das imagens.
Os filmes são explorações ricas e completas do poder de localização que combina várias formas de questionar.
Que significa chegar a um outro mundo dominado por forças imprevistas?
Embora em contextos diferentes, as imagens mostram-nos que a procura de uma vida melhor, uma vida mais estável, dá origem a outras dificuldades. A procura de emprego, os problemas sociais, políticos, económicos e por vezes até raciais são entraves e forças imprevistas.
A arte de Hannah Collins é poética e ao mesmo tempo política. Trata-se de uma arte com um impulso realista que descreve a complexidade do mundo tal e qual é, mas desejando que ele seja melhor.

Núcleo de Educação Ambiental

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ENCONTRO DE PROFESSORES "A ESCOLA NO MUNDO E O MUNDO NA ESCOLA" Conectando Mundos

O Encontro de Professores "A Escola no Mundo e o Mundo na Escola", decorreu nos dias 30 e 31 de Janeiro deste ano em Colares, Sintra. A Estalagem de Colares foi palco deste Encontro integrado no Projecto Conectando Mundos. Juntou trinta e quatro professores (entre eles o representante da nossa escola, visto participar no projecto com três turmas, o 5º C, 6º A e 6º B) de várias regiões do país, para partilharem saberes e experiências, afim de levarem para as escolas outras bases de conhecimento, de modo a enriquecer as aprendizagens dos alunos. Pretende-se que a aprendizagem ao nível da Cidadania, seja transmitida para valorizar a dimensão humana e global. É nossa pretensão ainda, transformar a escola num espaço alargado de participação, reflexão e acção, para ir de encontro aos princípios vinculados pela Educação para o Desenvolvimento: Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz, Educação para a Multiculturalidade e Educação para o Género. É neste sentido, que se pretende incutir nos nossos alunos, princípios de valores comuns na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Foi com base nestes fundamentos que este Encontro se desenvolveu ao longo dos dois dias. Foram visíveis as experiências/testemunhos, tanto faladas como em imagem transmitidas pelos presentes.
Com toda esta informação, os presentes poderão dar continuidade a um trabalho se quer ainda mais produtivo, cujos reflexos se poderão sentir no imediato e que serão visíveis nos comportamentos dos nossos jovens.
Queremos uma escola forte, parte integrante de uma sociedade vibrante, pois só assim esta instituição poderá contribuir para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário.

Núcleo de Educação Ambiental

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Seminário Eco Escolas 09/2010-Covões-Coimbra

Conforme notícia anterior, decorreu na Escola Superior de Tecnologia da Saúde na localidade de Covões, Coimbra, o Seminário Eco Escolas 2009/2010. Durante 3 dias, mais de duzentas escolas autarquias e técnicos de todo o país, estiveram reunidos para debater ideias, apresentar resultados, partilhar acções, experiências, exposições, enfim, horas e horas de aprendizagem e muito, muito saber.
Apesar de ser ao fim de semana, foram muitos os professores, convidados, representantes das autarquias, e entidades ligadas à Associação Bandeira Azul da Europa.
Durante os três dias, os professores participantes puderam beber muita informação através dos diversos painéis constantes do programa, participar nos Workshops (dois obrigatórios pelos menos), Fóruns (um pelo menos) e por fim na manhã de Domingo, uma visita guiada à cidade de Coimbra para fechar (obrigatório para quem estivesse em formação creditada).
Os painéis foram muito frutuosos, já que abordaram temas constantes do Programa Eco Escolas, preocupações sempre presentes e ainda porque os intervenientes usaram conhecimentos científicos e outros saberes muito assertivos. Nos Workshops (doze) foi possível escolher aqueles cuja necessidade mais preocupava os presentes (falo por mim e pelos outros através dos desabafos ouvidos), para daí colmatarem dúvidas e levarem experiências para as escolas de modo a que os alunos possam melhorar os seus conhecimentos e os vertam em comportamentos adequados às nossas pretensões. Os Fóruns funcionaram como espaços de debate sobre os 7 passos que devem ser dados para que o projecto seja cumprido.
Falta falar das exposições patentes. Nestas, não faltaram os Eco Códigos do concurso nacional (o nosso a estava), Escola da Energia, as bancas das energias alternativas, com muitos exemplos de aplicação prática, as potencialidades dos Resíduos Sólidos Urbanos, a preciosidade da água, doce e salgada, a biodiversidade e os cuidados a ter (este é o ano da Biodiversidade), a preservação da Floresta e por fim as Ervas Aromáticas e Medicinais (trouxe muita informação para os alunos). Estas foram uma das minhas escolhas de participação em Workshop. Resta falar da visita à cidade de Coimbra. Foram vários os quilómetros percorridos pela cidade dos estudantes. Começamos no Parque Verde, junto ao Rio Mondego e após uma subida vertiginosa, depara-mo-nos com o Jardim Botânico, cuja beleza natural nos impressionou. São tantas as espécies de árvores e arbustos, autóctones e não autóctones que o Botânico Brotero criou no século XIX, para deliciar os visitantes. A Sé velha, a Sé nova, o Aqueduto de abastecimento de água à cidade entre outros monumentos foram ainda motivo de admiração. Por fim o regresso a casa e a possibilidade de partilha de conhecimentos na Bernardino Machado.

Núcleo de Educação Ambiental

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Seminário Eco Escolas 09/2010

Vai decorrer nos próximos dias 22, 23 e 24 deste mês o Seminário Eco Escolas na Escola Superior de Tecnologia da Saúde na cidade de Coimbra.

A nossa escola vai estar representada através do coordenador do projecto.

Os objectivos do Seminário são:

  • Reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municipios envolvidos na educação ambiental, por forma incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências;
  • Divulgar novos projectos e iniciativas relativas ao Eco-Escolas 2008/2009;
  • Fornecer informação específica relacionada com o tema do ano: Alterações climáticas;
  • Fornecer informação científica e pedagógica relativamente aos temas de trabalho;
  • Proporcionar a participação em ateliers de carácter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental;
  • Debater a metodologia e as estratégias do Programa Eco-Escolas;
  • Favorecer a troca de experiências através da participação em Foruns de Debate.

Pelos objectivos, depreende-se que vai ser ser um espaço de partilha de aprendizagens entre os presentes. É nossa intenção transmitir os conhecimentos e as vivências adquiridas, colocando-os em prática e ao serviço da comunidade escolar.

Núcleo de Educação Ambiental