segunda-feira, 29 de março de 2010

Dia Eco Escola, Comemoração do Dia Mundial da Água e Árvore

Foi de festa o dia 26 de Março de 2010 na nossa escola. Para comemorarmos o "Dia Escola, Água e Árvore", pensamos num conjunto de actividades que pudessem ser de diversão, lazer e educativas no sentido de levar os alunos a interiorizar conceitos ligados ao ambiente, tocando o prazer na execução das mesmas. Intercalamos algumas mais desportivas e radicais, para que pudessem desenvolver também esta vertente de benefício e também de ligação ao tema energia.
Foram dinâmicas as actividades e visível o empenho dos alunos, directores de turma, acompanhantes e dinamizadores das actividades. Tivemos a presença simpática da Dr.ª Ana Silva em representação da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão e da representante das Guias de Portugal que gostaram do que viram.
Estiveram também presentes, colegas monitores (vindos de outras escolas) para cooperar connosco, visto serem especialistas nas vertentes desportivas mais radicais e que agradecemos desde já a sua colaboração.
Após as provas da manhã, seguiu-se o piquenique. Os alunos foram sensibilizados pelos directores de turma para trazerem de casa comida saudável, o que aconteceu com a maioria das turmas que se preocuparam em elaborar um menu se prejuízo para a saúde, distribuindo tarefas nesse sentido.
A avaliação vai ser feita no início do 3º período e a turma que teve os produtos mais saudáveis irá ser contemplada com diplomas e fotografia da turma no portal da escola e no blog "Preserva-me".
Da parte de tarde e após o descanso do piquenique saudável, seguiu-se um passeio em ciclo turismo. Estiveram presentes entre alunos e professores, trinta e sete elementos, que contaram com uma carrinha da Associação Teatro Construção em colaboração e tendo o simpático Sr. Ribeiro ao volante para apoio e assistência se necessária. Contamos ainda com a colaboração de dois efectivos da Guarda Nacional Republicana na saída da escola para a regulação do trânsito. Correu muito bem o passeio, apesar de apanharmos chuva, granizo na parte final do percurso e também do percalço do Francisco, do 5º C, que resvalou na areia, foi ao chão, rasgou as calças de fato de treino e arranhou o joelho.
Como conclusão podemos afirmar que foi muito positiva a actividade face à alegria e satisfação vincada nos rostos dos alunos e professores, e, ainda pelos desabafos ouvidos.

Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: