segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Projecto Conectando Mundos


Estão abertas as inscrições desde o dia 5 de setembro 2011 até dia 13 de janeiro 2012 para participar no Projecto Conectando Mundos. Este ano a temática é: "Sementes para um mundo mais justo". Pretende-se com esta temática, sensibilizar as pessoas para evitar os excessos e partilhar com quem precisa esses excessos, tornando a vida daqueles que mais necessitam, melhor.
Para quem não conhece o fundamento deste projecto, o Conectando Mundos é uma proposta educativa que combina as atividades dentro da sala de aula com o trabalho online colaborativo/cooperativo, na qual participam mais de 16.000 alunos de diferentes países. As desigualdades sociais, a injustiça e as discrepâncias que existem entre pessoas, são a base do trabalho que se pretende, de modo a sensibilizar comunidades educativas para este facto e que não pode nem deve passar ao lado da nossa vida.
O exemplo do referido, é que de mil milhões de pessoas em todo o mundo vai para a cama com fome. Esta situação não é devido à falta de comida para todos, mas a um sistema injusto que esgota e destrói os recursos naturais dos quais dependemos. Em breve serão muitas mais pessoas no planeta com esta problemática. E antes que seja tarde demais, devemos começar a crescer e produzir de uma forma mais justa. Podemos exercer pressão sobre os governos para se envolver com urgência na reforma política contraproducente. Podemos preservar e compartilhar recursos de uma forma mais equilibrada. Devemos fazer alguma coisa para mudar esta situação. Os objetivos que se pretende abordar nesta edição 2011/2012 do Conectando mundos são:
- Reconhecer a injustiça e as desigualdades que existem no mundo ao nível alimentar, fomentando a reflexão, a sensibilização e a indignação perante a carência de um direito básico: a alimentação.
- Analisar a origem desta injustiça, para compreender as causas principais da fome e das desigualdades alimentares no mundo.
- Refletir sobre alternativas e soluções possíveis face à injustiça alimentar e promover atitudes e ações transformadoras que contribuam para melhorar esta situação.
Resta referir que as turmas do 6º ano, A e E já foram inscritas para participar.

Arlindo Araújo

Sem comentários: