sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

ENCONTRO DE PROFESSORES "A ESCOLA NO MUNDO E O MUNDO NA ESCOLA" Conectando Mundos

O Encontro de Professores "A Escola no Mundo e o Mundo na Escola", decorreu nos dias 30 e 31 de Janeiro deste ano em Colares, Sintra. A Estalagem de Colares foi palco deste Encontro integrado no Projecto Conectando Mundos. Juntou trinta e quatro professores (entre eles o representante da nossa escola, visto participar no projecto com três turmas, o 5º C, 6º A e 6º B) de várias regiões do país, para partilharem saberes e experiências, afim de levarem para as escolas outras bases de conhecimento, de modo a enriquecer as aprendizagens dos alunos. Pretende-se que a aprendizagem ao nível da Cidadania, seja transmitida para valorizar a dimensão humana e global. É nossa pretensão ainda, transformar a escola num espaço alargado de participação, reflexão e acção, para ir de encontro aos princípios vinculados pela Educação para o Desenvolvimento: Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental, Educação para a Paz, Educação para a Multiculturalidade e Educação para o Género. É neste sentido, que se pretende incutir nos nossos alunos, princípios de valores comuns na construção de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária. Foi com base nestes fundamentos que este Encontro se desenvolveu ao longo dos dois dias. Foram visíveis as experiências/testemunhos, tanto faladas como em imagem transmitidas pelos presentes.
Com toda esta informação, os presentes poderão dar continuidade a um trabalho se quer ainda mais produtivo, cujos reflexos se poderão sentir no imediato e que serão visíveis nos comportamentos dos nossos jovens.
Queremos uma escola forte, parte integrante de uma sociedade vibrante, pois só assim esta instituição poderá contribuir para a construção de um mundo mais justo, equitativo e solidário.

Núcleo de Educação Ambiental

1 comentário:

Susana1968 disse...

Tal como pedis-te (e com razão) Cá vim eu visitar o blogue ….
Gostei do que vi e descobri!!!! Principalmente tomo conhecimento de uma realidade da escola que muitas vezes desconheço e que se calhar é bem motivadora.
Não desistas!!!
Eu por cá prometo visitas mais regulares
Susana