terça-feira, 22 de março de 2011

Diploma de Qualidade

A Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Foundation for Environmental Education (ABAE/FEE P), reconhece através da atribuição deste diploma a qualidade do trabalho desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas pela Escola Básica 2/3 Bernardino Machado-Joane, onde o desenvolvimento do projecto foi considerado de Elevada Qualidade e que recebeu a bandeira verde pela primeira vez no ano lectivo de 2004/2005.
Foi nestes termos que esta Associação se manifestou acerca do trabalho desenvolvido por toda a comunidade ao longos destes 6 a caminho de 7 anos.
Esta distinção deverá ser um motivo de regozijo de todos e elemento fundamental na prossecução de aprendizagens e comportamentos ambientais.

Núcleo de Educação Ambiental

PROJECTO CONECTANDO MUNDOS

Terminou no passado Domingo, dia 20 de Março a 4ª fase do Projecto Conectando Mundos (iniciou-se em 7 de Fevereiro). Os alunos do 5º A, 5º E e 6º C (únicas turmas inscritas), trabalharam intensamente para conseguir cumprir todas a tarefas que se propuseram aquando da inscrição no projecto. Ainda para complicar, estas tarefas foram em simultâneo com as tarefas previstas durante o desenvolvimento da unidade de Carnaval, daí o trabalho acumulado como TPC. Aqui, declaro o meu elogio, para aqueles alunos que se manifestaram durante as fases com produção mais intensa.
Os jogos que construíram(4ª fase), vão ser entregues na Biblioteca da Escola Básica Bernardino Machado e oferecidos às Instituições, Joaninha e Escuteiros de Mogege.
A oferta destes jogos didácticos, faz parte do projecto (5ª fase), visto terem como missão básica, sensibilizar os jogadores que neles irão colocar em prática o saber para os problemas mundiais ligados à diversidade, participação, justiça e interculturalidade.
Entre outras tarefas, os alunos tiveram de jogar o jogo criado e transmitir os sentimentos vividos.

Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 5º A.

Ao jogarmos o nosso jogo “Todos diferentes, todos iguais” diverti-mo-nos muito, mas basicamente consciencializar-mo-nos de que:

Todos temos os mesmos direitos;

Não devemos ser racistas, nem fazer ou fomentar guerras;

As pessoas com religiões diferentes devem ter confiança uns nos outros;

Ter culturas diferentes será uma forma de aprendizagem e saber entre pessoas;

O mundo deve pensar em ajudar aqueles que têm menos condições;

Os países mais ricos devem ajudar a criar condições de saúde, alimentar e outras condições de vida aos países menos ricos;

NOTA: Foram feitos 3 jogos. Um vai constar da Biblioteca da nossa escola, outro vai ser oferecido à instituição “Joaninha” (Instituição de solidariedade e acolhimento de crianças abandonadas) e outro à Associação de Escuteiros de Mogege (Freguesia da morada da maioria dos alunos do 5º A).


Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 5º E.

Aprendemos

Que todos temos os mesmos direitos, independentemente da cor ou religião;

Que poderemos beneficiar em conhecimentos convivendo e partilhando culturas e saberes;

Que não devemos fazer guerras, nem ser racistas;

Que devemos participar em projectos de melhoria das condições de vida na comunidade;

Que as crianças não devem ser sofrer. Nasceram para ser felizes com todas as condições próprias para sobreviver;

Que o futuro apesar de tudo, será diferente para melhor, nas nossas mentes;


Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 6º C.


“O Jogo jogado”

A experiência que sentimos ao jogar o jogo foi aperceber-mo-nos que existem mais pessoas do que pensávamos que são vítimas de racismo, descriminação, guerras e egoísmo entre outras,
por isso, achamos que quem o jogar fica sensibilizado para os problemas da sociedade descritos atrás e a possibilidade de mudança de comportamentos. Este jogo, permite também entendermos que cada pessoa tem a sua cultura, proveniente das suas raízes de origem, e, por isso, poderá ser uma fonte de enriquecimento ao convivermos com elas. Podemos descobrir novas culturas e aprender coisas novas com pessoas de raças e culturas diferentes das nossas.
Ao longo do jogo poderemos também descobrir e aprender coisas novas sobre a diversidade, justiça, participação, interculturalidade. Assim, quando chegamos ao fim aperceber-mo-nos se tínhamos ou não conhecimentos suficientes sobre os vários temas do jogo e um conjunto de saberes/enriquecimento.


As fotos mostram o empenho dos alunos durante o cumprimento das tarefas propostas.

Núcleo de Educação Ambiental

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PROJECTO CONECTANDO MUNDOS


Conectando mundos: "Um mundo em mudança, um puzzle em construção"

Objectivos

Reconhecer e sentir a diversidade social, cultural e de género como um elemento enriquecedor da convivência, partilhar as principais ideias com os alunos e alunas de diferentes realidades e poder retirar conclusões à escala global.

Identificar, analisar e refutar
as situações de injustiça e de discriminação por razões de género, origem ou religião, sensibilizando-se perante as necessidades das pessoas e dos grupos mais desfavorecidos.

Fomentar acções e condutas individuais e colectivas transformadoras
, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade aberta e solidária baseada no respeito mútuo entre pessoas de diferentes origens.


A construção da cidadania é a chave para enfrentar esses desafios.


As turmas do 5ºA, E e 6ºC vão participar neste projecto a partir do dia 7 de Fevereiro até 25 de Março de 2011
.
Nesta edição do Conectando Mundos, os alunos vão reflectir sobre a construção de uma cidadania numa sociedade intercultural, fomentando acções e condutas individuais e colectivas transformadoras para contribuir para a construção de uma sociedade equitativa, diversa e justa.

Viver num mundo intercultural implica enfrentar desafios (pluralidade cultural e convivência) que se tornam mais complexos num contexto de crise económica global (menos emprego e solidariedade e mais xenofobia).

As actividade para os alunos são ao longo de sete semanas de trabalho, repartidas em quatro fases. Os alunos das escolas inscritas no Conectando Mundos vão interagir e trabalhar em conjunto através da Internet, em equipas de aproximadamente 15 turmas. Cada faixa etária irá ter ao seu dispor para trabalhar uma proposta educativa específica.


Coordenação Eco Escola

AUDITORIA AMBIENTAL

Está a decorrer até ao final do mês a Auditoria Ambiental 2010/2011 aos alunos da nossa escola. Esta auditoria, pretende saber a opinião dos alunos nos diversos temas que a compõe, sobre os comportamentos ambientais deles, assim como das condições que a escola disponibiliza e tem ao seu dispor, para que a comunidade possa transformar em comportamentos ambientais as suas acções diárias.
A Auditoria Ambiental é uma das actividades obrigatórias para o acesso à Bandeira Verde e tem nos Directores de Turma um parceiro precioso e fundamental para a obtenção dos resultados. Com o trabalho ainda a realizar aproveito para agradecer a todos a colaboração prestada, assim como o desejo de boas práticas pedagógicas e ambientais.



Coordenação Eco Escola

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

OLIMPÍADAS DO AMBIENTE

Começaram no dia 16 de Dezembro as Olimpíadas do Ambiente 2010/2011. A nossa escola aderiu mais uma vez a esta actividade destinada aos alunos do Ensino Básico, 3º ciclo e Secundário. As Olimpíadas do Ambiente são um teste às capacidades de saber dos alunos em termos ambientais. Por razões logísticas apenas nos fizemos representar por três turmas, uma do 7º, outra do 8º e outra do 9º ano. A escolha recaíu no 7ºD, 8ºA e 9ºC devido a estas turmas terem aulas à hora marcada (todas as turmas concorrentes tinham de iniciar o exame à mesma hora, 14.30 horas, continente e 15.30 nos Açores). A sorte esteve do nosso lado, visto estas, terem obtido a melhor pontuação de sempre. Esta pontuação é o resultado das 30 perguntas de resposta múltipla, no entanto, as perguntas de desenvolvimento são corrigidas na Universidade Católica que faz parte do projecto, daí esperarmos que os nossos alunos mais pontuados sejam apurados para a próxima eliminatória (2ª) que vai decorrer no dia 22 de Janeiro.
Segue a lista dos 9 alunos com melhores resultados.


A João Pedro Machado Cardoso 26
C Estela Mariana Cortinhas Pereira 24
C Ana Rita Leite Ferreira 24
A Ana Rita Rodrigues de Carvalho 23
C Francisco Daniel Leite da Silva 23
D Ana Maria Matos Rodrigues 22
A Rui Alexandre Araújo Ribeiro 22
C Ana Isabel Fernandes Pereira 22
C João Pedro da Silva Dinis 21









Parabéns a todos os alunos pela participação.













Coordenação Eco Escola















































quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Comemoração "Dia da Floresta Autóctone"

A Comemoração do Dia da Floresta Autóctone e Içar da Bandeira Verde decorreu no dia 23 de Novembro de 2010, nos últimos 15 minutos antes do toque das 13.20 horas. Os professores e alunos foram informados, no entanto, os alunos do turno da tarde, vieram para a escola mais cedo para assistirem à comemoração. Assim, iniciamos a actividade com os alunos da Professora Joaquina Faria, a tocar e cantar o hino ecológico. De seg uida, o Director da escola, Professor Alfredo Lima e um grupo de alunos içaram a Bandeira Verde, que ficou bem alta, junto à Bandeira Nacional.
Por último, foi plantada uma árvore autóctone (carvalho) pelos alunos com a ajuda do nosso Director.
Dando seguimento à comemoração, os alunos do 6º ano, turma C, muniram-se de sementes de carvalho (bolotas), fita métrica, marcadores, fita limitadora do espaço e enxadas/sacholas para reflorestar um espaço pelado numa das encostas dos montes de Joane. Este espaço pelado tinha sido indicado pela Junta de Freguesia de Joane, que se associou à comemoração, assim como a Carpintaria Mobíqua, sediada em Castelões, que generosamente nos ofereceu os marcadores em madeira para limitar o terreno. Foi com muita alegria e vontade em contribuir para melhorar o ambiente que os alunos na companhia da Directora de turma e professores de
Educação Visual e Tecnológica da turma, se fizeram ao caminho, numa distância aproximada de 4000 metros. Distribuídos por grupos de trabalho, uns marcavam as distâncias das filas entre as futuras árvores, outros colocavam os marcadores e limitavam o espaço com a fita listada em cor para ser visível o limite do terreno.
Com todo o empenho e dedicação, nesta reflorestação, os nossos alunos deram um contributo muito importante para o bem estar e melhoria do ambiente que todos desejamos melhor no futuro que é de todos.



Coordenação Eco Escola

Projecto Eco Escola-Bandeira Verde

Mais um ano com a Bandeira Verde. A nossa escola foi mais uma vez contemplada com a Bandeira Verde, símbolo de escola ecológica. Este ano, a entrega da Bandeira Verde às escolas galardoadas, foi feita em 24 de Setembro, em Vila Nova de Ourém. Por razões de trabalho não nos foi possível estar presentes, no entanto, a nossa bandeira chegou via CTT, intacta e em excelente estado de conservação.
Irá ser içada no dia 23 de Novembro, dia da Comemoração da Floresta Autóctone.