terça-feira, 22 de março de 2011
Diploma de Qualidade
Foi nestes termos que esta Associação se manifestou acerca do trabalho desenvolvido por toda a comunidade ao longos destes 6 a caminho de 7 anos.
Esta distinção deverá ser um motivo de regozijo de todos e elemento fundamental na prossecução de aprendizagens e comportamentos ambientais.
Núcleo de Educação Ambiental
PROJECTO CONECTANDO MUNDOS
Os jogos que construíram(4ª fase), vão ser entregues na Biblioteca da Escola Básica Bernardino Machado e oferecidos às Instituiçõ

A oferta destes jogos didácticos, faz parte do projecto (5ª fase), visto terem como missão básica, sensibilizar os jogadores que neles irão colocar em prática o saber para os problemas mundiais ligados à diversidade, participação, justiça e interculturalidade.
Entre outras tarefas, os alun


Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 5º A.
Ao jogarmos o nosso jogo “Todos diferentes, todos iguais” diverti-mo-nos muito, mas basicamente consciencializar-mo-nos de que:
Todos temos os mesmos direitos;
Não devemos ser racistas, nem fazer ou fomentar guerras;
As pessoas com religiões diferentes devem ter confiança uns nos outros;
Ter culturas diferentes será uma forma de aprendizagem e saber entre pessoas;
O mundo deve pensar em ajudar aqueles que têm menos condições;
Os países mais ricos devem ajudar a criar condições de saúde, alimentar e outras condições de vida aos países menos ricos;
NOTA: Foram feitos 3 jogos. Um vai constar da Biblioteca da nossa escola, outro vai ser oferecido à instituição “Joaninha” (Instituição de solidariedade e acolhimento de crianças abandonadas) e outro à Associação de Escuteiros de Mogege (Freguesia da morada da maioria dos alunos do 5º A).
Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 5º E.
Aprendemos
Que todos temos os mesmos direitos, independentemente da cor ou religião;
Que poderemos beneficiar em conhecimentos convivendo e partilhando culturas e saberes;
Que não devemos fazer guerras, nem ser racistas;
Que devemos participar em projectos de melhoria das condições de vida na comunidade;
Que as crianças não devem ser sofrer. Nasceram para ser felizes com todas as condições próprias para sobreviver;
Que o futuro apesar de tudo, será diferente para melhor, nas nossas mentes;
Aqui vai descrito o sentimento comum dos alunos do 6º C.
A experiência que sentimos ao jogar o jogo foi aperceber-mo-nos que existem mais pessoas do que pensávamos que são vítimas de racismo, descriminação, guerras e egoísmo entre outras,
por isso, achamos que quem o jogar fica sensibilizado para os problemas da sociedade descritos atrás e a possibilidade de mudança de comportamentos. Este jogo, permite também entendermos que cada pessoa tem a sua cultura, proveniente das suas raízes de origem, e, por isso, poderá ser uma fonte de enriquecimento ao convivermos com elas. Podemos descobrir novas culturas e aprender coisas novas com pessoas de raças e culturas diferentes das nossas.
Ao longo do jogo poderemos também descobrir e aprender coisas novas sobre a diversidade, justiça, participação, interculturalidade. Assim, quando chegamos ao fim aperceber-mo-nos se tínhamos ou não conhecimentos suficientes sobre os vários temas do jogo e um conjunto de saberes/enriquecimento.
As fotos mostram o empenho dos alunos durante o cumprimento das tarefas propostas.
Núcleo de Educação Ambiental
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
PROJECTO CONECTANDO MUNDOS

Conectando mundos: "Um mundo em mudança, um puzzle em construção"
ObjectivosReconhecer e sentir a diversidade social, cultural e de género como um elemento enriquecedor da convivência, partilhar as principais ideias com os alunos e alunas de diferentes realidades e poder retirar conclusões à escala global.
Identificar, analisar e refutar as situações de injustiça e de discriminação por razões de género, origem ou religião, sensibilizando-se perante as necessidades das pessoas e dos grupos mais desfavorecidos.
Fomentar acções e condutas individuais e colectivas transformadoras, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade aberta e solidária baseada no respeito mútuo entre pessoas de diferentes origens.
A construção da cidadania é a chave para enfrentar esses desafios.
As turmas do 5ºA, E e 6ºC vão participar neste projecto a partir do dia 7 de Fevereiro até 25 de Março de 2011.
Nesta edição do Conectando Mundos, os alunos vão reflectir sobre a construção de uma cidadania numa sociedade intercultural, fomentando acções e condutas individuais e colectivas transformadoras para contribuir para a construção de uma sociedade equitativa, diversa e justa.
Viver num mundo intercultural implica enfrentar desafios (pluralidade cultural e convivência) que se tornam mais complexos num contexto de crise económica global (menos emprego e solidariedade e mais xenofobia).
As actividade para os alunos são ao longo de sete semanas de trabalho, repartidas em quatro fases. Os alunos das escolas inscritas no Conectando Mundos vão interagir e trabalhar em conjunto através da Internet, em equipas de aproximadamente 15 turmas. Cada faixa etária irá ter ao seu dispor para trabalhar uma proposta educativa específica.Coordenação Eco Escola
AUDITORIA AMBIENTAL
A Auditoria Ambiental é uma das actividades obrigatórias para o acesso à Bandeira Verde e tem nos Directores de Turma um parceiro precioso e fundamental para a obtenção dos resultados. Com o trabalho ainda a realizar aproveito para agradecer a todos a colaboração prestada, assim como o desejo de boas práticas pedagógicas e ambientais.
Coordenação Eco Escola
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
OLIMPÍADAS DO AMBIENTE
Segue a lista dos 9 alunos com melhores resultados.
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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
"Comemoração "Dia da Floresta Autóctone"





E


Com todo o empenho e dedicação, nesta reflorestação, os nossos alunos deram um contributo muito importante para o bem estar e melhoria do ambiente que todos desejamos melhor no futuro que é de todos.
Coordenação Eco Escola
Projecto Eco Escola-Bandeira Verde
Irá ser içada no dia 23 de Novembro, dia da Comemoração da Floresta Autóctone.