quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

"Comemoração "Dia da Floresta Autóctone"

A Comemoração do Dia da Floresta Autóctone e Içar da Bandeira Verde decorreu no dia 23 de Novembro de 2010, nos últimos 15 minutos antes do toque das 13.20 horas. Os professores e alunos foram informados, no entanto, os alunos do turno da tarde, vieram para a escola mais cedo para assistirem à comemoração. Assim, iniciamos a actividade com os alunos da Professora Joaquina Faria, a tocar e cantar o hino ecológico. De seg uida, o Director da escola, Professor Alfredo Lima e um grupo de alunos içaram a Bandeira Verde, que ficou bem alta, junto à Bandeira Nacional.
Por último, foi plantada uma árvore autóctone (carvalho) pelos alunos com a ajuda do nosso Director.
Dando seguimento à comemoração, os alunos do 6º ano, turma C, muniram-se de sementes de carvalho (bolotas), fita métrica, marcadores, fita limitadora do espaço e enxadas/sacholas para reflorestar um espaço pelado numa das encostas dos montes de Joane. Este espaço pelado tinha sido indicado pela Junta de Freguesia de Joane, que se associou à comemoração, assim como a Carpintaria Mobíqua, sediada em Castelões, que generosamente nos ofereceu os marcadores em madeira para limitar o terreno. Foi com muita alegria e vontade em contribuir para melhorar o ambiente que os alunos na companhia da Directora de turma e professores de
Educação Visual e Tecnológica da turma, se fizeram ao caminho, numa distância aproximada de 4000 metros. Distribuídos por grupos de trabalho, uns marcavam as distâncias das filas entre as futuras árvores, outros colocavam os marcadores e limitavam o espaço com a fita listada em cor para ser visível o limite do terreno.
Com todo o empenho e dedicação, nesta reflorestação, os nossos alunos deram um contributo muito importante para o bem estar e melhoria do ambiente que todos desejamos melhor no futuro que é de todos.



Coordenação Eco Escola

Sem comentários: