segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PROJECTO CONECTANDO MUNDOS


Conectando mundos: "Um mundo em mudança, um puzzle em construção"

Objectivos

Reconhecer e sentir a diversidade social, cultural e de género como um elemento enriquecedor da convivência, partilhar as principais ideias com os alunos e alunas de diferentes realidades e poder retirar conclusões à escala global.

Identificar, analisar e refutar
as situações de injustiça e de discriminação por razões de género, origem ou religião, sensibilizando-se perante as necessidades das pessoas e dos grupos mais desfavorecidos.

Fomentar acções e condutas individuais e colectivas transformadoras
, de modo a contribuir para a construção de uma sociedade aberta e solidária baseada no respeito mútuo entre pessoas de diferentes origens.


A construção da cidadania é a chave para enfrentar esses desafios.


As turmas do 5ºA, E e 6ºC vão participar neste projecto a partir do dia 7 de Fevereiro até 25 de Março de 2011
.
Nesta edição do Conectando Mundos, os alunos vão reflectir sobre a construção de uma cidadania numa sociedade intercultural, fomentando acções e condutas individuais e colectivas transformadoras para contribuir para a construção de uma sociedade equitativa, diversa e justa.

Viver num mundo intercultural implica enfrentar desafios (pluralidade cultural e convivência) que se tornam mais complexos num contexto de crise económica global (menos emprego e solidariedade e mais xenofobia).

As actividade para os alunos são ao longo de sete semanas de trabalho, repartidas em quatro fases. Os alunos das escolas inscritas no Conectando Mundos vão interagir e trabalhar em conjunto através da Internet, em equipas de aproximadamente 15 turmas. Cada faixa etária irá ter ao seu dispor para trabalhar uma proposta educativa específica.


Coordenação Eco Escola

1 comentário:

FernandaR disse...

Está fantástico Arlindo!
Profissionalismo, rigor e muita criatividade...
Parabéns