sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projecto Eco Escolas-Entrega do Galardão "Bandeira Verde

Foi de festa para muitas escolas o dia 29 de Setembro na Vila da Feira. Refiro-me à entrega do Galardão, símbolo de escola ecológica que pelo quinto ano consecutivo contempla a nossa escola.
O Coordenador organizou com o nosso parceiro (Câmara Municipal de V. N. Famalicão) a viagem. Os alunos seleccionados, foram aqueles que ao longo do ano lectivo anterior, se destacaram mais no projecto Eco Escolas, aqueles que mais trabalharam para levar a cabo tantas tarefas e que deram cumprimento ao programa estabelecido.
Depois de uma viagem não muito longa, e, já no Euro Parque, fizemos a recepção com a primeira oferta de t-shirts e outras lembranças. Visitamos exposições, ateliês, diversões, enfim um sem número de coisas bonitas, onde a aprendizagem ambiental e sustentável estava sempre presente. Desde as corridas dos carrinhos e barcos solares, as brincadeiras nos equipamentos de diversão espalhados pelo parque, os passeios nos cavalos da GNR que não chegaram para as encomendas, o almoço cheio de bolinhos de bacalhau, rissóis, panados, os sumos com e sem gás, os gelados, os chupa-chupa, etc. Enfim, já me esquecia de referir a gente bonita que por lá passou.
Foi mesmo divertida esta entrega do Galardão que chegou no fim, ou quase no final. Os nossos alunos estavam entusiasmados para subir ao palco e eu pela indicação tinha de delegar num deles, só que num último instante fiz saber que iam todos, mesmo todos (onze) receber a Bandeira Verde. Só queria que vissem a alegria espelhada nos olhos dos nossos meninos quando a receberam, pois este momento foi a demonstração de que o prémio era merecido para eles em representação de toda escola. No final ainda fomos prendados com um lanche que ajudou a retemperar forças para as cantigas que os alunos mantiveram ao longo da viagem de regresso.
Eu, como elemento desta equipa de trabalho ao longo de cinco anos consecutivos, senti ainda mais vontade e prazer em dar corpo a um projecto que se quer continuado e se possível ainda mais abrangente.
Resta informar que a Bandeira Verde vai ser hasteada no dia 23 de Novembro pelas 13.00 horas, aquando da Comemoração do Dia da Floresta Autóctone, na presença de toda a comunidade escolar, assim como das entidades nossas parceiras no projecto Eco Escolas.



Núcleo de Educação Ambiental

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comemoração do Dia Eco Escola e Mundial da Criança

Nos dias 5 e 6 de Junho de 2009, a nossa escola comemorou estas efemérides. Foi com grande alegria que preparamos estes dois dias de festa. Professores, alunos e funcionários deste Agrupamento deram mãos e programaram uma grande quantidade e diversidade de actividades para mostrar não só o trabalho que realizaram ao longo do ano, como também outras de diversão e no caso do projecto eco escola um conjunto de tarefas para que a comunidade mantenha o espírito ecológico que nos distingue das demais, pois é bom lembrar que somos o único Agrupamento do concelho com o galardão Bandeira Verde hasteado, símbolo de escola ecológica. Assim, preparamos tarefas/actividades para todas as turmas do 2º e 3º ciclo de modo que os temas prioritários, energia, resíduos, água, alterações climáticas e também os outros, como os transportes, biodiversidade sendo assim trabalhados, para dar cumprimento assim aos nossos objectivos.
Todo o trabalho de preparação foi feito em sala de aula, ou seja um trabalho curricular. Os materiais empregues tiveram como base a reutilização/reciclagem. Todos os alunos das turmas do 2º e 3º ciclo, tinham tarefas distribuídas nos jogos ambientais e a turma acompanhava os colegas no desempenho da tarefa, daí que a interiorização e o objectivo era atingido por todos.
Apesar da chuva ter aparecido em dado momento, esta, não desencorajou os participantes no trabalho a realizar.
Ainda no âmbito da comemoração, foi bom verificar que a maioria das exposições de trabalhos dos diferentes ciclos, apresentava na sua concepção mais de 80% de materiais reciclados /reutilizados, daí pensarmos que a mensagem está a ser passada e assimilada pela comunidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Projecto "Conectando Mundo", Alterações Climáticas

Terminou no dia 28 do mês de Março de 2009, a participação das turmas do nosso Agrupamento neste projecto. Ainda é cedo para fazer o balanço final da participação de todos, mas, um dado ficou claro, houve um aumento de cerca de 70% das turmas participantes relativamente ao ano transacto.

Vamos então recordar as finalidades deste trabalho on-line:

- Adquirir uma visão global sobre os impactos (ambientais, sociais e económicos) dos nossos estilos de vida e dos modelos de desenvolvimento, mostrando a insustentabilidade dos modelos actuais e a necessidade de impor limites ao crescimento.
- Reflectir sobre os precedentes e sobre as consequências do consumo excessivo das fontes de energia não renováveis e dos meios de transporte poluentes.
- Demonstrar o desigual acesso à energia e ao transporte que existe entre os diferentes países do mundo.
- Fomentar acções e condutas (individuais e colectivas) de consumo responsável de energia e de mobilidade sustentável, assim como acções de denúncia e de pressão colectiva.

O âmbito deste trabalho foi esquematizado da seguinte forma:

Formação para os/as professores:
Esta formação tem como objectivo familiarizar os/as professores/as com o ambiente virtual e com as actividades educativas. Esta formação permitirá também que os/as professores/as participante tenham um primeiro contacto com os/as colegas que realizarão a mesma actividade.

Actividades com os/as alunos/as:
As actividades foram concebidas para serem realizadas através da Internet, mas todo o trabalho realizou-se on-line e foi necessariamente, complementado na sala de aula. Com a proposta Conectando Mundos quisemos que os participantes experimentassem diferentes maneiras de entender o mundo, mas também que conseguissem debater e chegar a consensos com os participantes virtuais e, sobretudo, com os companheiros de turma. Através do debate e da reflexão, tentaremos elaborar em conjunto um modelo de sociedade mais justa e solidária.

Intercâmbio / Debate na Internet: A Internet permitiu o contacto entre pessoas que vivem em lugares distantes. Este instrumento ajudou-nos a criar diferentes comunidades de aprendizagem, agrupando os alunos da mesma idade e de zonas geográficas diferentes. Nestas comunidades e graças às ferramentas colaborativas (como por exemplo o fórum de discussão) os alunos puderam interagir com os outros participantes e realizar as actividades de forma cooperativa.

Apresentação das conclusões:
O trabalho realizado na aula e o trabalho realizado pela Internet permitiu chegar a consensos e ajudou a elaborar conclusões.

Os trabalhos realizados por todas as turmas de todo o mundo, foram a concurso e a nossa escola para além do mérito de participação de várias turmas, teve o 1º prémio no nível etário 10/12 anos, invento "Esmagador de Uvas", que os alunos do 6º A criaram.

Como elemento dinamizador deste projecto e entusiasta de trabalhos ambientais e cooperativos, resta-me agradecer o empenho de todos os alunos, assim como dos professores, que os orientaram na consecução das tarefas na sala de aula. Bem hajam por isso.
A foto acima mostra o invento galardoado.


O Núcleo de Educação Ambiental

Projecto "Conectando Mundo", Alterações Climáticas

Terminou no dia 28 do mês de Março de 2009, a participação das turmas do nosso Agrupamento neste projecto. Ainda é cedo para fazer o balanço final da participação de todos, mas, um dado ficou claro, houve um aumento de cerca de 70% das turmas participantes relativamente ao ano transacto.

Vamos então recordar as finalidades deste trabalho on-line:

- Adquirir uma visão global sobre os impactos (ambientais, sociais e económicos) dos nossos estilos de vida e dos modelos de desenvolvimento, mostrando a insustentabilidade dos modelos actuais e a necessidade de impor limites ao crescimento.
- Reflectir sobre os precedentes e sobre as consequências do consumo excessivo das fontes de energia não renováveis e dos meios de transporte poluentes.
- Demonstrar o desigual acesso à energia e ao transporte que existe entre os diferentes países do mundo.
- Fomentar acções e condutas (individuais e colectivas) de consumo responsável de energia e de mobilidade sustentável, assim como acções de denúncia e de pressão colectiva.

O âmbito deste trabalho foi esquematizado da seguinte forma:

Formação para os/as profesores:
Esta formação tem como objectivo familiarizar os/as professores/as com o ambiente virtual e com as actividades educativas. Esta formação permitirá também que os/as professores/as participante tenham um primeiro contacto com os/as colegas que realizarão a mesma actividade.
Actividades com os/as alunos/as:
As actividades foram concebidas para serem realizadas através da Internet, mas todo o trabalho realizou-se on-line e foi necessariamente, complementado na sala de aula. Com a proposta Conectando Mundos quisemos que os participantes experimentassem diferentes maneiras de entender o mundo, mas também que conseguissem debater e chegar a consensos com os participantes virtuais e, sobretudo, com os companheiros de turma. Através do debate e da reflexão, tentaremos elaborar em conjunto um modelo de sociedade mais justa e solidária.
Intercâmbio / Debate na Internet: A Internet permitiu o contacto entre pessoas que vivem em lugares distantes. Este instrumento ajudou-nos a criar diferentes comunidades de aprendizagem, agrupando os alunos da mesma idade e de zonas geográficas diferentes. Nestas comunidades e graças às ferramentas colaborativas (como por exemplo o fórum de discussão) os alunos puderam interagir com os outros participantes e realizar as actividades de forma cooperativa.
Apresentação das conclusões:
O trabalho realizado na aula e o trabalho realizado pela Internet permitiu chegar a consensos e ajudou a elaborar conclusões.
Os trabalhos realizados por todas as turmas de todo o mundo, foram a concurso e a nossa escola para além do mérito de participação de várias turmas, teve o 1º prémio no nível etário 10/12 anos, invento "Esmagador de Uvas", que os alunos do 6º A criaram.
Como elemento dinamizador deste projecto e entusiasta de trabalhos ambientais e cooperativos, resta-me agradecer o empenho de todos os alunos, assim como dos professores, que os orientaram na consecução das tarefas na sala de aula. Bem hajam por isso.
A foto acima mostra o invento galardoado.
O Núcleo de Educação Ambiental





quarta-feira, 11 de março de 2009

Poda das árvores na nossa escola



No início do mês de Fevereiro, procedeu-se à poda das árvores mais destacadas da nossa escola. Algumas delas mantêm o porte existente por falta de condições técnicas da C.M. de V. N. Famalicão, entidade que colaborou connosco, enviando os seus trabalhadores para a execução desta tarefa.

Este foi mais um trabalho integrado no Projecto Eco Escolas e que consta do Plano de Acção a desenvolver neste ano lectivo.

Núcleo de Educação Ambiental

Auditoria Ambiental

Finalmente terminou a Auditoria Ambiental no âmbito do Projecto Eco Escolas. Digo finalmente porque após alguns problemas com o sistema informático, os directores de turma e alguns professores colaboradores, conseguiram terminar lançando os dados relativos às diferentes temáticas respondidas pelos alunos.

Afinal o que é uma Auditoria Ambiental?
Auditoria Ambiental é, questionar as pessoas desta escola, face às temáticas relacionadas com o ambiente: Energia, Água, Resíduos, Alterações Climáticas, Transportes, Biodiversidade, Agricultura Biológica e Espaços Exteriores.

Depois do trabalho feito pelos colegas, competia-me como coordenador fazer o apanhado dos resultados, as médias, a passagem para uma grelha onde já existiam os resultados do ano transacto, fazer a comparação e enviar tudo para a Associação Bandeira Azul da Europa, orgão este que superintende todo o processo de candidatura à Bandeira Verde, símbolo de Escola Ecológica.

Os resultados, não são animadores relativamente aos anos anteriores. Os nossos alunos são muito críticos no tocante aos aspectos ecológicos funcionais da nossa escola, no entanto, quando toca a intervir com comportamentos, nem todos os alunos e restante comunidade cumpre os preceitos ambientais expressos pelo Eco Código em vigor.

Resumindo, resta-me dizer que o nosso trabalho vai ser ainda mais intenso, tentando com a colaboração de todos melhorar os índices ambientais na nossa escola.
Conto com todos para levar a cabo esta tarefa.

Núcleo de Educação Ambiental

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARCO-Feira de Arte Contemporânea-Madrid 2009

Hoje vou falar um pouco de arte, não por me considerar um expert na matéria, mas porque visitei esta exposição e para além de toda a grandeza que a Arco representa em termos de apresentação e divulgação de conceitos diversificados de arte, ela em si apresentou arte com o recurso à reutilização e reciclagem de matérias que normalmente são deitadas ao lixo.
Nota: Esta mensagem vai ter continuidade e imagens elucidativas.