sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projecto Eco Escolas-Entrega do Galardão "Bandeira Verde

Foi de festa para muitas escolas o dia 29 de Setembro na Vila da Feira. Refiro-me à entrega do Galardão, símbolo de escola ecológica que pelo quinto ano consecutivo contempla a nossa escola.
O Coordenador organizou com o nosso parceiro (Câmara Municipal de V. N. Famalicão) a viagem. Os alunos seleccionados, foram aqueles que ao longo do ano lectivo anterior, se destacaram mais no projecto Eco Escolas, aqueles que mais trabalharam para levar a cabo tantas tarefas e que deram cumprimento ao programa estabelecido.
Depois de uma viagem não muito longa, e, já no Euro Parque, fizemos a recepção com a primeira oferta de t-shirts e outras lembranças. Visitamos exposições, ateliês, diversões, enfim um sem número de coisas bonitas, onde a aprendizagem ambiental e sustentável estava sempre presente. Desde as corridas dos carrinhos e barcos solares, as brincadeiras nos equipamentos de diversão espalhados pelo parque, os passeios nos cavalos da GNR que não chegaram para as encomendas, o almoço cheio de bolinhos de bacalhau, rissóis, panados, os sumos com e sem gás, os gelados, os chupa-chupa, etc. Enfim, já me esquecia de referir a gente bonita que por lá passou.
Foi mesmo divertida esta entrega do Galardão que chegou no fim, ou quase no final. Os nossos alunos estavam entusiasmados para subir ao palco e eu pela indicação tinha de delegar num deles, só que num último instante fiz saber que iam todos, mesmo todos (onze) receber a Bandeira Verde. Só queria que vissem a alegria espelhada nos olhos dos nossos meninos quando a receberam, pois este momento foi a demonstração de que o prémio era merecido para eles em representação de toda escola. No final ainda fomos prendados com um lanche que ajudou a retemperar forças para as cantigas que os alunos mantiveram ao longo da viagem de regresso.
Eu, como elemento desta equipa de trabalho ao longo de cinco anos consecutivos, senti ainda mais vontade e prazer em dar corpo a um projecto que se quer continuado e se possível ainda mais abrangente.
Resta informar que a Bandeira Verde vai ser hasteada no dia 23 de Novembro pelas 13.00 horas, aquando da Comemoração do Dia da Floresta Autóctone, na presença de toda a comunidade escolar, assim como das entidades nossas parceiras no projecto Eco Escolas.



Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: