sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comemoração do Dia Eco Escola e Mundial da Criança

Nos dias 5 e 6 de Junho de 2009, a nossa escola comemorou estas efemérides. Foi com grande alegria que preparamos estes dois dias de festa. Professores, alunos e funcionários deste Agrupamento deram mãos e programaram uma grande quantidade e diversidade de actividades para mostrar não só o trabalho que realizaram ao longo do ano, como também outras de diversão e no caso do projecto eco escola um conjunto de tarefas para que a comunidade mantenha o espírito ecológico que nos distingue das demais, pois é bom lembrar que somos o único Agrupamento do concelho com o galardão Bandeira Verde hasteado, símbolo de escola ecológica. Assim, preparamos tarefas/actividades para todas as turmas do 2º e 3º ciclo de modo que os temas prioritários, energia, resíduos, água, alterações climáticas e também os outros, como os transportes, biodiversidade sendo assim trabalhados, para dar cumprimento assim aos nossos objectivos.
Todo o trabalho de preparação foi feito em sala de aula, ou seja um trabalho curricular. Os materiais empregues tiveram como base a reutilização/reciclagem. Todos os alunos das turmas do 2º e 3º ciclo, tinham tarefas distribuídas nos jogos ambientais e a turma acompanhava os colegas no desempenho da tarefa, daí que a interiorização e o objectivo era atingido por todos.
Apesar da chuva ter aparecido em dado momento, esta, não desencorajou os participantes no trabalho a realizar.
Ainda no âmbito da comemoração, foi bom verificar que a maioria das exposições de trabalhos dos diferentes ciclos, apresentava na sua concepção mais de 80% de materiais reciclados /reutilizados, daí pensarmos que a mensagem está a ser passada e assimilada pela comunidade.

Sem comentários: