quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Projecto Conectando Mundos, Alterações Climáticas

Decorreu de 19 a 21 de Julho de 2008, o Seminário Internacional Conectando Mundos, na cidade de Cortona-Toscánia-Itália.
A nossa escola esteve representada pelo Coordenador do projecto.
Este seminário, organizado pelas entidades UCODEP Itália, CIDAC Portugal, INTERMÓN OXFAM Espanha e INIZJAMED Malta que coordenam também o projecto on-line a nível mundial. Participaram no projecto este ano, turmas de Espanha, Portugal, Itália, República Dominicana, Tanzânia, Malta, Quénia, Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Honduras, Marrocos, México e Peru, num total de 1110 turmas. A temática deste ano, foi Alterações Climáticas, com sub temas ligados a esta problemática, para níveis etários dos 6-8 anos, 8-10 anos,l0-12 anos, 12-14 anos e 14-17 anos.
Neste Seminário, foi feita a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como o apontar de novos desafios, estratégias adequadas que visam o futuro e continuidade, uma maior facilidade de comunicação e alargamento do projecto, a mais turmas e mais países.
O trabalho foi muito intenso, a aprendizagem, a troca de experiências, a partilha de saberes, a junção de sensibilidades, enfim, um constante desafio de para todos.
Para quem não conhece o projecto Conectando Mundos, este, visa em contexto escola, a Educação para a Cidadania Global e é uma proposta que vai para além de estudo dos conteúdos concretos. A Educação para a Cidadania Global, inclui na prática educativa a educação para as emoções, como componente fundamental do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem para a convivência, integrando o pensar, o sentir e o agir. No Manifesto Internacional da Educação para a Cidadania Global, apresentado em Cortona, diz que "É necessário promover a Educação para a Cidadania Global na escola, no âmbito da educação para a vida. Entende-se como tal uma educação que contribui para a formação de cidadãos e de cidadãs responsáveis, comprometidos com a justiça e a sustentabilidade do Planeta, que promove o respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano, a defesa do meio ambiente e o consumo responsável, o respeito pelos direitos humanos individuais e colectivos, a igualdade de género, a valorização do diálogo como instrumento para a resolução pacífica dos conflitos, a participação, a co-responsabilidade e o compromisso pela construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária".


Núcleo de Educação Ambiental

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Actividades do final do ano lectivo. Dias Mundial da Criança e Eco Escola

Nos dias 5 e 6 de Junho de 2008, tivemos o encerramento das actividades lectivas, comemorando o Dia Mundial da Criança e Dia Eco Escola. Assim, todos os Departamentos do Agrupamento trabalharam intensamente para proporcionar aos nossos alunos momentos divertidos, mas também de aprendizagens. As actividades propostas para estas efemérides, tiveram em atenção, os interesses e anseios dos nossos alunos.
Todos os alunos do Agrupamento, desde o Pré Escolar aos alunos do 9º ano, puderam, brincar, jogar, pensar, observar, experimentar, divertir e conviver. . Foi bonito ver nos alunos a felicidade estampada nos olhos quando tocaram e manipularam mecanismos e brinquedos feitos com a reutilização de materiais diversificados, quando fizeram experiências nos laboratórios, quando jogaram nos computadores, quando modelaram bolachas e comeram, quando mostraram talento e fizeram poesia, quando ouviram histórias e contos representados e foram actores, enfim, quando expandiram toda a sua energia e todas as suas potencialidades num envolvimento global de cooperação e colaboração entre pares.


Núcleo de Educação Ambiental

sábado, 17 de maio de 2008

Questionário sobre "Projecto "Conectando Mundos, Alterações Climáticas"

O preenchimento do questionário sobre o projecto, permitiu voltar a reflectir sobre o trabalho desenvolvido e muito mais. Esta reflexão, irá ser o objecto de análise daqueles que superintendem o pensamento de todos nós, e, com ele, poderão influenciar aqueles que detêm o poder sobre o mundo, e assim, tomarem as decisões mais adequadas à mudança. Se isto acontecer, iremos ter um mundo mais justo e melhor para o bem estar de todos.
Segue abaixo, o questionário referente à nossa participação.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Clube de Reciclagem de Plásticos


Alguns alunos das turmas do 5ºA, 5ºH, 6ºF e 6º G, frequentam este clube entre as 11.50 e as 13.20 horas à quinta-feira, tempos estes de forma voluntária e de ocupação livre.
Sob a orientação da Profª Augusta Fernandes, estes alunos transformam resíduos (embalagens) em objectos muito interessantes. Conforme as fotos abaixo, estes são alguns dos elementos produzidos, tendo sido expostos nos espaços verdes do nosso jardim, tornando-os mais bonitos e esteticamente mais atrativos aos nossos olhos.
Resta ainda referir, que estes alunos têm demonstrado muito interesse nas tarefas propostas, assim como vontade em produzir cada vez mais objectos.
Importância dos plásticos
Os plásticos constituem cerca de 9,5% do peso da totalidade dos lixos domésticos e são materiais produzidos a partir de recursos naturais como o petróleo, o gás natural, a hulha e o sal comum
O seu consumo aumentou muito desde o seu aparecimento no mercado, devido às suas extraordinárias características físicas e químicas e diferentes aplicações possíveis, e ainda ao seu preço; mas algumas destas propriedades pressupõem uma curta vida activa, e consequentemente um rápido aumento da corrente de resíduos, como é o caso das embalagens.
Os materiais plásticos tornaram-se ao longo dos anos o material de embalagem predominante. Por via da sua enorme versatilidade, durabilidade e múltiplas capacidades, este pode tornar-se no mais reciclável dos materiais. No entanto em 1990, só 1% deste material era reciclado.

Importância da recolha selectiva
Os materiais plásticos representam uma pequena percentagem em termos de peso dos RSU. Contudo, dada a sua baixa densidade, ocupam uma elevada percentagem em termos de volume (cerca de 30 a 40%).
Todos os materiais plásticos são recicláveis. Em Portugal reciclam-se anualmente milhares de toneladas provenientes, na maior parte, de resíduos da indústria. O plástico pode entrar novamente no processo produtivo e dar assim origem a novos materiais.

Vantagens da reciclagem dos plásticos
De uma maneira geral, a vantagem da reciclagem é dupla, porque, por um lado, reduz o volume final dos resíduos (calcula-se que a nível Europeu, cerca de 25% do lixo urbano possa ser a curto prazo reciclado), e por outro, a recuperação dos resíduos e a sua reutilização assegura a economia de matérias primas e de energia, constituindo uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e preservação dos recursos naturais, podendo reduzir inclusivamente os custos das matérias primas.
Na reciclagem de plásticos misturados são produzidos plásticos com características tais que em certas aplicações podem substituir a madeira (sendo mais duráveis). Exemplos de produtos fabricados com este tipo de plástico reciclado são elementos de mobiliário urbano como bancos de jardim, paragens de autocarros ou contentores para recolha de resíduos.
A reciclagem do plástico permite assim, entre outras coisas, a: poupança de matérias-primas não renováveis, como o petróleo; redução do consumo de energia na fabricação de materiais plásticos; transformação de produtos de vida curta (embalagens), em produtos de vida longa; redução dos encargos com a remoção e tratamento de RSU.
Núcleo de Educação Ambiental












terça-feira, 29 de abril de 2008

Reutilização de matérias no Club das Artes


Os alunos do 6º F, Ana Martins, Catarina Costa, Tânia Silva, Ana Mirra, Joana Araújo, Helena Gomes, Cláudia Lopes e Ana Rita Ferreira, sob a orientação da Prof. ª Salomé Viana e Maria dos Anjos, estão a reutilizar matérias diversificadas na construção de objectos para utilização no dia a dia. Deve-se referir ainda, que estes alunos frequentam este club nas horas vagas, o que é de enaltecer, assim como todo o empenho e entusiasmo demonstrado nas sessões.
Quando encontramos num pacote de iogurte ou de leite o símbolo com as setas apontando para um percurso circular, sugerindo um regresso ao princípio, imaginamos que os materiais que constituem a embalagem podem ser reaproveitados para fazer uma nova embalagem, idêntica à anterior. Contudo, para isso seria necessário em primeiro lugar que o consumidor colocasse essa embalagem num recipiente de recolha reservado aos plásticos; em segundo lugar seria necessário que a empresa de reciclagem separasse este tipo de embalagem de outras, por exemplo das garrafas de refrigerantes: existem cinco tipos principais de termo plásticos que têm de ser separados para permitir uma reciclagem em boas condições técnicas. Em terceiro lugar, seria necessário remover toda a sujidade. Apesar destes cuidados, a embalagem reprocessado não serviria para fazer uma embalagem idêntica, mas sim para produzir um objecto com menores exigências, por exemplo um vaso ou um cabide. O facto do pacote reciclado não servir para fazer uma nova embalagem idêntica à anterior, significa que novas matérias primas obtidas a partir da matéria - prima, vão ser gastas para alimentar esta indústria de produção crescente.
Assim, o que os alunos deste club fazem, é criar um objecto, dando uma utilização diferente daquela que era anteriormente. Esta é outra forma de reutilizar as embalagens o que normalmente não fazemos no dia a dia. Este exemplo está a ser seguído por outros alunos nas disciplinas das expressões artísticas, no entanto, gostaríamos que outros alunos sob a orientação de outros professores, pegassem neste exemplo e modificassem os seus comportamentos.

O núcleo de Educação Ambiental

terça-feira, 22 de abril de 2008

Projecto "Conectando Mundos, Alterações Climáticas"


Os trabalhos dos alunos do 6º D, referentes à semana final, não foram publicados devido a uma falha, por isso, são publicados hoje. As nossas desculpas.


Texto original 6º D


La camada de ozono
Todos vamos a proteger
Para hacer de nuestro planeta
Una mejor finca para vivir

El sol está a hacer
El hielo derretir
La humanidad puede desaparecer
Si esto continuar a acontecer

Alteraciones climáticas
No deben continuar
La atmósfera tienes que ayudar
Gases no debes lanzar

Si no recicles
El mundo estás a perjudicar
Usa fuentes renovables
Pues ellas son mucho amigables


Texto traduzido:

A camada de ozono
Todos vamos proteger
Para fazer do nosso planeta
Um melhor sítio para viver

O sol está a fazer
O gelo derreter
A humanidade pode desaparecer
Se isto continuar a acontecer

Alterações climáticas
Não devem continuar
A atmosfera tens de ajudar
Gases não deve lançar

Se não reciclas
O mundo estás a prejudicar
Usa fontes renováveis
Pois elas são muito amigáveis


Os alunos do 6º D

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Projecto "Conectando Mundos, Alterações Climáticas"

Os alunos participantes terminaram os trabalhos neste projecto, no entanto, estes foram apenas o princípio de outros comportamentos para que o mundo seja mais justo e melhor no futuro. Estes foram os elementos que estiveram sempre presentes durante os debates, para chegar a consensos.