quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Projecto Conectando Mundos, Alterações Climáticas

Decorreu de 19 a 21 de Julho de 2008, o Seminário Internacional Conectando Mundos, na cidade de Cortona-Toscánia-Itália.
A nossa escola esteve representada pelo Coordenador do projecto.
Este seminário, organizado pelas entidades UCODEP Itália, CIDAC Portugal, INTERMÓN OXFAM Espanha e INIZJAMED Malta que coordenam também o projecto on-line a nível mundial. Participaram no projecto este ano, turmas de Espanha, Portugal, Itália, República Dominicana, Tanzânia, Malta, Quénia, Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Honduras, Marrocos, México e Peru, num total de 1110 turmas. A temática deste ano, foi Alterações Climáticas, com sub temas ligados a esta problemática, para níveis etários dos 6-8 anos, 8-10 anos,l0-12 anos, 12-14 anos e 14-17 anos.
Neste Seminário, foi feita a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como o apontar de novos desafios, estratégias adequadas que visam o futuro e continuidade, uma maior facilidade de comunicação e alargamento do projecto, a mais turmas e mais países.
O trabalho foi muito intenso, a aprendizagem, a troca de experiências, a partilha de saberes, a junção de sensibilidades, enfim, um constante desafio de para todos.
Para quem não conhece o projecto Conectando Mundos, este, visa em contexto escola, a Educação para a Cidadania Global e é uma proposta que vai para além de estudo dos conteúdos concretos. A Educação para a Cidadania Global, inclui na prática educativa a educação para as emoções, como componente fundamental do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem para a convivência, integrando o pensar, o sentir e o agir. No Manifesto Internacional da Educação para a Cidadania Global, apresentado em Cortona, diz que "É necessário promover a Educação para a Cidadania Global na escola, no âmbito da educação para a vida. Entende-se como tal uma educação que contribui para a formação de cidadãos e de cidadãs responsáveis, comprometidos com a justiça e a sustentabilidade do Planeta, que promove o respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano, a defesa do meio ambiente e o consumo responsável, o respeito pelos direitos humanos individuais e colectivos, a igualdade de género, a valorização do diálogo como instrumento para a resolução pacífica dos conflitos, a participação, a co-responsabilidade e o compromisso pela construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária".


Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: