quarta-feira, 7 de maio de 2008

Clube de Reciclagem de Plásticos


Alguns alunos das turmas do 5ºA, 5ºH, 6ºF e 6º G, frequentam este clube entre as 11.50 e as 13.20 horas à quinta-feira, tempos estes de forma voluntária e de ocupação livre.
Sob a orientação da Profª Augusta Fernandes, estes alunos transformam resíduos (embalagens) em objectos muito interessantes. Conforme as fotos abaixo, estes são alguns dos elementos produzidos, tendo sido expostos nos espaços verdes do nosso jardim, tornando-os mais bonitos e esteticamente mais atrativos aos nossos olhos.
Resta ainda referir, que estes alunos têm demonstrado muito interesse nas tarefas propostas, assim como vontade em produzir cada vez mais objectos.
Importância dos plásticos
Os plásticos constituem cerca de 9,5% do peso da totalidade dos lixos domésticos e são materiais produzidos a partir de recursos naturais como o petróleo, o gás natural, a hulha e o sal comum
O seu consumo aumentou muito desde o seu aparecimento no mercado, devido às suas extraordinárias características físicas e químicas e diferentes aplicações possíveis, e ainda ao seu preço; mas algumas destas propriedades pressupõem uma curta vida activa, e consequentemente um rápido aumento da corrente de resíduos, como é o caso das embalagens.
Os materiais plásticos tornaram-se ao longo dos anos o material de embalagem predominante. Por via da sua enorme versatilidade, durabilidade e múltiplas capacidades, este pode tornar-se no mais reciclável dos materiais. No entanto em 1990, só 1% deste material era reciclado.

Importância da recolha selectiva
Os materiais plásticos representam uma pequena percentagem em termos de peso dos RSU. Contudo, dada a sua baixa densidade, ocupam uma elevada percentagem em termos de volume (cerca de 30 a 40%).
Todos os materiais plásticos são recicláveis. Em Portugal reciclam-se anualmente milhares de toneladas provenientes, na maior parte, de resíduos da indústria. O plástico pode entrar novamente no processo produtivo e dar assim origem a novos materiais.

Vantagens da reciclagem dos plásticos
De uma maneira geral, a vantagem da reciclagem é dupla, porque, por um lado, reduz o volume final dos resíduos (calcula-se que a nível Europeu, cerca de 25% do lixo urbano possa ser a curto prazo reciclado), e por outro, a recuperação dos resíduos e a sua reutilização assegura a economia de matérias primas e de energia, constituindo uma alternativa para as oscilações do mercado abastecedor e preservação dos recursos naturais, podendo reduzir inclusivamente os custos das matérias primas.
Na reciclagem de plásticos misturados são produzidos plásticos com características tais que em certas aplicações podem substituir a madeira (sendo mais duráveis). Exemplos de produtos fabricados com este tipo de plástico reciclado são elementos de mobiliário urbano como bancos de jardim, paragens de autocarros ou contentores para recolha de resíduos.
A reciclagem do plástico permite assim, entre outras coisas, a: poupança de matérias-primas não renováveis, como o petróleo; redução do consumo de energia na fabricação de materiais plásticos; transformação de produtos de vida curta (embalagens), em produtos de vida longa; redução dos encargos com a remoção e tratamento de RSU.
Núcleo de Educação Ambiental












Sem comentários: