terça-feira, 24 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE E HASTEAR DA BANDEIRA VERDE




A Escola Básica 2/3 Bernardino Machado, Joane, comemorou no passado dia 23 de Novembro de 2009 o “Dia da Floresta Autóctone” e Hasteou a Bandeira Verde, símbolo de escola ecológica, integrado no projecto Eco Escolas. Este símbolo, foi-nos entregue no passado dia 29 de Setembro, pelos responsáveis da ABAE, em sessão solene no Euro parque de Vila da Feira.
Foi um dia que começou com a plantação de árvores autóctones no Zoo Bernardino Machado, com os alunos do 7º A mais uma vez a demonstrarem o seu interesse pelas actividades ambientais. Seguiu-se o preenchimento de um inquérito pelas turmas da manhã para testar os seus conhecimentos relativamente às árvores autóctones, isto depois de ficarem a saber o que é uma floresta autóctone, o porquê desta e também as razões da preservação duma floresta deste tipo. A manhã culminou com a reunião de toda a comunidade por volta das 13.00 horas junto ao bloco A e em frente aos mastros para ouvirem o hino ambiental cantado pelos alunos da turma da professora Joaquina Faria e aplaudirem o hastear da Bandeira Verde pelo Director da escola, professor Alfredo Lima, juntamente com os alunos do 6º A.
Durante a tarde, os alunos deste turno, testaram também os seus conhecimentos sobre árvores e arbustos autóctones e as turmas do 5º C e 5º B plantaram no mesmo espaço (Zoo) árvores autóctones.
Estas duas actividades estavam previstas no nosso plano de acção visando encorajar acções e sensibilizar a comunidade para a melhoria do seu desempenho ambiental
Resta acrescentar ainda que foram convidadas várias entidades e órgãos de comunicação social, nossos parceiros no projecto Eco Escolas e que agradecemos a sua presença.
Por último queremos agradecer a colaboração prestada pela Quercus que nos ofereceu as árvores autóctones para plantar. Esperamos poder retribuir aquando da reflorestação de um qualquer espaço com a nossa mão-de-obra.

Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: