quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SEMINÁRIO ECO ESCOLAS - SEIA 2009



O seminário Eco Escolas 2009 decorreu em Seia nos dias, 16, 17 e 18 de Janeiro. Como coordenador do projecto da nossa escola, recaía em mim a presença neste seminário, até porque a nossa escola nunca esteve representada neste tipo de evento e é neles que se trocam experiências e saberes para aplicar, de modo a facilitar e adequar aprendizagens, numa área que cada vez mais necessita de ser reforçada em comportamentos rumo a um futuro mais limpo e saudável.

Não conhecia muito bem esta cidade que se situa nas fraldas da Serra da Estrela. Teve origem entre os anos 300 e 450 a. C. e foi fundada pelos Túrdulos. “Receber bem é para nós uma questão de honra de que muito nos orgulhamos…”. Este é o pensamento do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Seia e que de certo modo ajuda a definir um pouco as pessoas desta terra. A hospitalidade, assim como a forma de querer dar a conhecer todas as suas potencialidades, foi o mote para que os presentes se sentissem em casa.

Embora o seminário tenha decorrido nesta cidade, foi na vila de S. Romão, (dois quilómetros acima de Seia) que me instalei de armas e bagagens numa pequenina casa de montanha, propriedade de um casal de reformados vindos de Lisboa à procura das suas origens e cuja simpatia e hospitalidade me agradaram logo à primeira vista. S. Romão, é uma vila riquíssima em património arqueológico, arquitectónico, gastronómico e em recursos naturais.

Para aqueles que visitarem este (blog) está aguçado o apetite para mais tarde e quem sabe nas férias ou em algum fim-de-semana prolongado, se deliciarem em conhecimento através das riquezas desta serra e de toda a sua envolvência.
Voltando ao Seminário, quero em primeiro lugar agradecer aos responsáveis e a todos os envolvidos na logística, pela forma como nos receberam e planearam o evento, de modo que os participantes pudessem manter o interesse nas actividades propostas, nos painéis e ainda participarem activamente nos workshops.

Os painéis escolhidos foram muito interessantes não só pelo conteúdo, mas também pelos comunicadores que estiveram à altura das expectativas do seminário.
Os locais escolhidos para as actividades dispunham de condições excelentes. O CISE, Centro de Interpretação da Serra da Estrela, é um local delicioso que permite conhecer toda a riqueza da serra e potencialidades, assim como o trabalho desenvolvido por aqueles que sentem de perto os seus problemas e diariamente procuram respostas para eles.

Neste, fomos confrontados com diversos workshops de índole ambiental. A aprendizagem tida, vai possibilitar a sua aplicação imediata nas escolas, mas acima de tudo deu origem à troca de saberes e experiências entre os presentes. Nestas trocas, foi bom verificar que as pessoas nas suas escolas, estão preocupadas com os problemas ambientais, que trabalham diariamente com os seus alunos e restante comunidade, na procura de soluções para esses problemas (ambientais) e também na passagem da mensagem à comunidade, de que vale a pena o trabalho cooperativo como bem essencial, duma política que se quer mais responsável e coerente com esses valores.

Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: