segunda-feira, 4 de julho de 2011

Interpretação do Trilho " Águia do Sarilhão"

Dando continuidade ao Projecto Escola na Natureza, vivido por alunos do 8º ano da nossa escola há cerca de 3 anos, candidata-mo-nos a esta visita para que pudesse fazer-se dentro dos mesmos moldes e assim, cumprir-mos objectivos vinculados ao Projecto Eco Escola..

Esta actividade decorreu no dia 30 deste mês de Junho no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Foi planificada para Observar, Identificar e Interpretar valores florísticos, faunísticos, geomorfológicos, históricos e culturais no Trilho, “Águia do Sarilhão”. A participação dos alunos do 8º e 9º ano, deveu-se à ligação dos temas visados com as disciplinas destes alunos, tidas no 2º e 3º ciclo. Para esse efeito, pretendemos com esta actividade, dar alguma sustentação à aprendizagem tida no espaço sala de aula e a ligação com o projecto Eco Escola.

È de referir também, que com esta actividade ficamos vinculados ao PNP, para reflorestarmos com carvalhos (saídos da actividade, 10;10;10-The Global Day of Doing) uma área deste, ardida no verão passado, tendo para o efeito ficado o compromisso de entre Outubro e Dezembro os plantarmos.

Foi com muito entusiasmo e vontade de participar activamente que trinta alunos, três professores e um guia (Alice) do Centro de Interpretação do Parque Nacional da Peneda-Gerês que iniciamos e concluímos o trilho, tendo ao longo dos seus 8,5 Km adquirido e relembrando muitos dos conhecimentos destes alunos. Sendo assim, para além do entusiasmo referido atrás, a assimilação de conhecimentos excedeu as expectativas, pois o leque destes e a diversidade foi grande. Para além destes, a alegria, o convívio, a camaradagem e entre ajuda nos desafios mais difíceis de transposição do percurso, foram também notados, daí sairmos satisfeitos com a actividade.




Núcleo de Educação Ambiental

Sem comentários: