terça-feira, 12 de outubro de 2010

A GLOBAL DAY OF DOING, 10:10:10

A Nossa Missão

A 350.org é uma campanha internacional que visa criar um movimento para unir o mundo em torno de soluções para a crise climática – as soluções que a

justiça nos exige.

O nosso centro é o número 350 – partes por milhão de CO2. Se não conseguirmos ficar abaixo desse número, dizem os cientistas, os danos causados pelo aquecimento global que são já visíveis vão continuar e acelerar. Mas 350 é mais que um número – é um símbolo da meta para onde precisamos nos dirigir enquanto planeta.

No próximo dia 10 de Outubro está a ser planeado o maior dia mundial de
acção ambiental de sempre, chamado dia 10:10:10.
Há já milhares de escolas de todo o mundo com actividades originais planeadas.

A nossa escola também aderiu a este evento. Assim, como o dia 10 é ao Domingo, iremos fazer a actividade no dia 7/10 (quinta-feira). "Semear Árvores Autóctones"

Todos os alunos, funcionários e professores da escola são convidados a participar.

É fácil, não custa nada e todos podemos ajudar a tornar o nosso planeta muito melhor reduzindo as emissões de CO2.

Para participar, basta cortares aso meio, em altura, em tua casa uma garrafa plástica de 1,5 litro, guardar a parte de baixo, fazer uma etiqueta em papel com o nome da escola, o teu nome, ano e turma, colar na embalagem, arranjar uma bolota e um punhado de terra e no dia 7/10 participar.

NOTA: Nós acabamos por disponibilizar bolotas e terra, daí que os alunos e restante comunidade, apenas tiveram de trazer de casa a embalagem.

Foram estas as informações transmitidas aos alunos da nossa escola, no sentido de os sensibilizar para esta actividade e ainda mais importante, levá-los a reflectir que o futuro das gerações está na prática do dia-a-dia de comportamentos como este.

A actividade decorreu como planeada, ou seja, os alunos e professores, compareceram junto da sala do aluno (espaço coberto no exterior) conforme o horário estipulado, 10 minutos antes do toque de saída ,para semearem o carvalho (árvore autóctone).

Foram cerca de 400 os carvalhos semeados, que após o seu crescimento irão ser plantados num espaço da freguesia, ardido no Verão passado, ou então, caso não seja possível fazê-lo, irão ser entregues à Quercus para ajudar a reflorestar qualquer espaço de uma serra qualquer.

Como organização deste evento, congratula-mo-nos com a participação dos alunos de forma massiva, assim como da colaboração dos professores e funcionários desta escola.

O nosso obrigado.


Coordenação Eco Escola



Sem comentários: