HISTÓRIA EM CURSO DE Hannah Collins Fotografia e Vídeo
Ao chegar a Madrid no dia 19 de Fevereiro de 2010, para visitar a ARCO, Feira de Arte Contemporânea de Madrid 2010, levava comigo a ideia de visitar também o espaço de arte Caixa Fórum de Madrid, pois tinha ouvido falar muito dele, não só como espaço de arte, mas também como obra de arte arquitectónica. Neste, o que não esperava encontrar, era uma exposição de fotografia e vídeo, onde as películas "La Mina, Paralelo e História em Curso" que dá o nome à exposição, tratavam da temática Migrações, a mesma temática do Projecto Conectando Mundos e cujas preocupações se mantêm constantes tanto na exposição como no projecto.
A fugaz vida moderna entrelaça entre memória e história a vontade de expressar estas experiências verdadeiras através das imagens.
Os filmes são explorações ricas e completas do poder de localização que combina várias formas de questionar.
Que significa chegar a um outro mundo dominado por forças imprevistas?
Embora em contextos diferentes, as imagens mostram-nos que a procura de uma vida melhor, uma vida mais estável, dá origem a outras dificuldades. A procura de emprego, os problemas sociais, políticos, económicos e por vezes até raciais são entraves e forças imprevistas.
A arte de Hannah Collins é poética e ao mesmo tempo política. Trata-se de uma arte com um impulso realista que descreve a complexidade do mundo tal e qual é, mas desejando que ele seja melhor.
Núcleo de Educação Ambiental
domingo, 28 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Olá professor, gostei do seu blogue ;) é sempre útil encontrar informações e notícias sobre a conservação e preservação do ambiente e poder partilhá-las com os alunos, formandos, amigos e conhecidos. Talvez um dia a população em geral acorde de vez para esta temática e definitivamente se meta mãos às obra para curarmos as feridas do nosso planeta.
Grande abraço.
Ass: Ventura
Enviar um comentário