terça-feira, 29 de abril de 2008
Reutilização de matérias no Club das Artes
Os alunos do 6º F, Ana Martins, Catarina Costa, Tânia Silva, Ana Mirra, Joana Araújo, Helena Gomes, Cláudia Lopes e Ana Rita Ferreira, sob a orientação da Prof. ª Salomé Viana e Maria dos Anjos, estão a reutilizar matérias diversificadas na construção de objectos para utilização no dia a dia. Deve-se referir ainda, que estes alunos frequentam este club nas horas vagas, o que é de enaltecer, assim como todo o empenho e entusiasmo demonstrado nas sessões.
Quando encontramos num pacote de iogurte ou de leite o símbolo com as setas apontando para um percurso circular, sugerindo um regresso ao princípio, imaginamos que os materiais que constituem a embalagem podem ser reaproveitados para fazer uma nova embalagem, idêntica à anterior. Contudo, para isso seria necessário em primeiro lugar que o consumidor colocasse essa embalagem num recipiente de recolha reservado aos plásticos; em segundo lugar seria necessário que a empresa de reciclagem separasse este tipo de embalagem de outras, por exemplo das garrafas de refrigerantes: existem cinco tipos principais de termo plásticos que têm de ser separados para permitir uma reciclagem em boas condições técnicas. Em terceiro lugar, seria necessário remover toda a sujidade. Apesar destes cuidados, a embalagem reprocessado não serviria para fazer uma embalagem idêntica, mas sim para produzir um objecto com menores exigências, por exemplo um vaso ou um cabide. O facto do pacote reciclado não servir para fazer uma nova embalagem idêntica à anterior, significa que novas matérias primas obtidas a partir da matéria - prima, vão ser gastas para alimentar esta indústria de produção crescente.
Assim, o que os alunos deste club fazem, é criar um objecto, dando uma utilização diferente daquela que era anteriormente. Esta é outra forma de reutilizar as embalagens o que normalmente não fazemos no dia a dia. Este exemplo está a ser seguído por outros alunos nas disciplinas das expressões artísticas, no entanto, gostaríamos que outros alunos sob a orientação de outros professores, pegassem neste exemplo e modificassem os seus comportamentos.
O núcleo de Educação Ambiental
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário