quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Plantação de árvores autóctones no Parque Nacional da Peneda-Gerês


A tarefa de plantar árvores autóctones no Parque Nacional da Peneda no Gerês, tem dado algum trabalho em termos organizacionais, devido a problemas surgidos com a manutenção das embalagens onde se encontram os carvalhos (árvore autóctone). Após a realização da actividade "semear árvores autóctones", integrada na actividade global "The Global Day of Doing", estas foram colocadas num espaço fechado até ao início da primavera, para crescerem e se adaptarem ao clima, daí serem deslocadas para o Zoo Bernardino Machado e colocadas numa prateleira construída neste espaço para o efeito. O nosso pavão, não entendeu a razão desta, e, nos seus voos diários, levantava e aterrava em cima das embalagens, derrubando-as. Esquecidas no chão, murcharam, daí sobrarem apenas algumas árvores.
Face ao compromisso assumido por nós, com a coordenadora do Parque Nacional da Peneda no Gerês para reflorestação de uma parte deste, ardido no verão de 2010. No entanto, verificar este problema foi para nós motivo de preocupação. Esta, deixou de o ser tanto, pois a participação numa vindimada na quinta da Esmeralda e do Miguel Machado(dois amigos e companheiros nestas lides ambientais), permitiu colmatar em grande parte esta preocupação. Assim, munido de embalagens obtidas através de garrafas de água, sumo, outros refrigerantes e leite, tive a permissão de retirar muitos carvalhos com tamanho entre 10 e 20 centímetros e vazar para as embalagens.
Este trabalho foi demorado, em virtude de não termos embalagens disponíveis, mas, graças aos alunos, familiares e auxiliares de ação educativa da nossa escola, conseguimos dar conta da nossa tarefa.
Depois disto, foi esperar por Novembro ou Dezembro para fazermos a plantação/reflorestação esperada. Esta plantação, irá ser feita com a ajuda dos alunos do 9º A, que ao longo destes anos de permanência nesta escola, têm colaborado nas tarefas ligadas aos nossos projectos ambientais.
Combinação feita com a coordenadora do PNPG, marcou-se o dia 2 de Dezembro de 2011, parte de tarde (sem perda de aulas) para a plantação. É de referir que tivemos a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, nosso parceiro no projeto Eco Escola, um aliado fundamental, visto ter disponibilizado o transporte dos alunos, professores e árvores autóctones. A Diretora de Turma, Maria do Céu Amorim, informou os Encarregados de Educação e com a anuência destes lá fomos nós rumo ao Lindoso. A viagem decorreu como o previsto e chegados fomos apreciar a beleza e enquadramento dos espigueiros junto ao Castelo do Lindoso. Na companhia do guia, Engº Batista, dirigimo-nos para um terreno baldio onde plantamos as árvores autóctones.
Foi uma atividade que revelou um grande interesse dos alunos e permitiu contribuir grandemente para o enriquecimento destes ao nível da cidadania com participação ativa na sociedade. A Escola Básica Bernardino Machado em Joane, deu mais uma vez um contributo importantíssimo em Educação Ambiental. Os alunos, não só estes, mas, todos aqueles que desde o 10, 10, 10, "The Global Day of Doing" deram o seu contributo, bem hajam por isso e que continuem a trabalhar na defesa de um Planeta melhor para Todos.

Martins Araújo

1 comentário:

Céu Amorim disse...

Em nome da turma 9ºA, o nosso obrigado por mais uma vez nos deixar integrar nestas "andanças" ambientais. Um bem haja professor!