A nossa escola esteve representada pelo Coordenador do projecto.
Neste Seminário, foi feita a apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos, assim como o apontar de novos desafios, estratégias adequadas que visam o futuro e continuidade, uma maior facilidade de comunicação e alargamento do projecto, a mais turmas e mais países.
O trabalho foi muito intenso, a aprendizagem, a troca de experiências, a partilha de saberes, a junção de sensibilidades, enfim, um constante desafio de para todos.
Para quem não conhece o projecto Conectando Mundos, este, visa em contexto escola, a Educação para a Cidadania Global e é uma proposta que vai para além de estudo dos conteúdos concretos. A Educação para a Cidadania Global, inclui na prática educativa a educação para as emoções, como componente fundamental do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem para a convivência, integrando o pensar, o sentir e o agir. No Manifesto Internacional da Educação para a Cidadania Global, apresentado em Cortona, diz que "É necessário promover a Educação para a Cidadania Global na escola, no âmbito da educação para a vida. Entende-se como tal uma educação que contribui para a formação de cidadãos e de cidadãs responsáveis, comprometidos com a justiça e a sustentabilidade do Planeta, que promove o respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano, a defesa do meio ambiente e o consumo responsável, o respeito pelos direitos humanos individuais e colectivos, a igualdade de género, a valorização do diálogo como instrumento para a resolução pacífica dos conflitos, a participação, a co-responsabilidade e o compromisso pela construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária".
Núcleo de Educação Ambiental
O trabalho foi muito intenso, a aprendizagem, a troca de experiências, a partilha de saberes, a junção de sensibilidades, enfim, um constante desafio de para todos.
Para quem não conhece o projecto Conectando Mundos, este, visa em contexto escola, a Educação para a Cidadania Global e é uma proposta que vai para além de estudo dos conteúdos concretos. A Educação para a Cidadania Global, inclui na prática educativa a educação para as emoções, como componente fundamental do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem para a convivência, integrando o pensar, o sentir e o agir. No Manifesto Internacional da Educação para a Cidadania Global, apresentado em Cortona, diz que "É necessário promover a Educação para a Cidadania Global na escola, no âmbito da educação para a vida. Entende-se como tal uma educação que contribui para a formação de cidadãos e de cidadãs responsáveis, comprometidos com a justiça e a sustentabilidade do Planeta, que promove o respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano, a defesa do meio ambiente e o consumo responsável, o respeito pelos direitos humanos individuais e colectivos, a igualdade de género, a valorização do diálogo como instrumento para a resolução pacífica dos conflitos, a participação, a co-responsabilidade e o compromisso pela construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária".
Núcleo de Educação Ambiental
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