terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Acções de Formação sobre Rsu's, "como tratar o lixo doméstico"

Decorreram na nossa escola durante quatro semanas, acções de formação sobre Resíduos Sólidos Urbanos para todos os alunos do 2º e 3º ciclo, cursos EFA, turma da Escola Sénior e Encarregados de Educação. Estas acções foram levadas a cabo pelo Núcleo de Educação Ambiental, integrado nas actividades do Projecto Eco Escolas, com a colaboração do nosso parceiro no projecto, C. M. de V. N. de Famalicão, nas pessoas da Dr.ª Ana Silva e Dr.ª Lia, técnicas do (CEAB), Centro de Estudos Ambientais. Foram várias as horas, que estas duas técnicas ocuparam, na tentativa de passar a mensagem aos nossos alunos e restante comunidade, para melhorar os seus índices comportamentais nesta temática, que ano após ano não tem surtido o efeito desejado. Paralelamente, alunos dos professores Nelson Ramalhoto e Lurdes Santos, em Área de Projecto estão a reutilizar caixas e caixotes, dotando-as de aspecto visual condizente com as condições necessárias à recolha selectiva.
Ainda no âmbito do mesmo projecto (Eco Escolas), e, em parceria com o Instituto de Inovação Educativa, EDP e Ministério da Educação, integramos a campanha de troca de lâmpadas, visando sensibilizar as pessoas para a redução dos gastos de energia. Assim, todos os alunos e encarregados de educação, foram informados desta campanha, tendo a adesão sido razoável. Cada aluno trouxe uma lâmpada convencional e levou quatro lâmpadas economizadoras (negócio excelente). Mais tarde, com as sobras, iremos alargar a campanha de troca aos funcionários e professores.
Voltando às acções de formação, estas culminaram com uma acção para os pais e cursos EFA, num horário condizente com a disponibilidade calculada, no entanto, só meia dúzia de encarregados de educação é que estiveram presentes, e, se não fossem os alunos dos cursos EFA, a sessão teria sido um fiasco. Com eles, a casa (Biblioteca) esteve cheia e estes demonstraram muito interesse, questionando sucessivas vezes a técnica e dando muitas indicações de interesse e preocupação pela temática. No final, trocamos também lâmpadas convencionais por economizadoras.
Como conclusão, posso afirmar que estas actividades deram indicações muito positivas para o futuro.

Núcleo de Educação Ambiental

terça-feira, 24 de novembro de 2009

COMEMORAÇÃO DO DIA DA FLORESTA AUTÓCTONE E HASTEAR DA BANDEIRA VERDE




A Escola Básica 2/3 Bernardino Machado, Joane, comemorou no passado dia 23 de Novembro de 2009 o “Dia da Floresta Autóctone” e Hasteou a Bandeira Verde, símbolo de escola ecológica, integrado no projecto Eco Escolas. Este símbolo, foi-nos entregue no passado dia 29 de Setembro, pelos responsáveis da ABAE, em sessão solene no Euro parque de Vila da Feira.
Foi um dia que começou com a plantação de árvores autóctones no Zoo Bernardino Machado, com os alunos do 7º A mais uma vez a demonstrarem o seu interesse pelas actividades ambientais. Seguiu-se o preenchimento de um inquérito pelas turmas da manhã para testar os seus conhecimentos relativamente às árvores autóctones, isto depois de ficarem a saber o que é uma floresta autóctone, o porquê desta e também as razões da preservação duma floresta deste tipo. A manhã culminou com a reunião de toda a comunidade por volta das 13.00 horas junto ao bloco A e em frente aos mastros para ouvirem o hino ambiental cantado pelos alunos da turma da professora Joaquina Faria e aplaudirem o hastear da Bandeira Verde pelo Director da escola, professor Alfredo Lima, juntamente com os alunos do 6º A.
Durante a tarde, os alunos deste turno, testaram também os seus conhecimentos sobre árvores e arbustos autóctones e as turmas do 5º C e 5º B plantaram no mesmo espaço (Zoo) árvores autóctones.
Estas duas actividades estavam previstas no nosso plano de acção visando encorajar acções e sensibilizar a comunidade para a melhoria do seu desempenho ambiental
Resta acrescentar ainda que foram convidadas várias entidades e órgãos de comunicação social, nossos parceiros no projecto Eco Escolas e que agradecemos a sua presença.
Por último queremos agradecer a colaboração prestada pela Quercus que nos ofereceu as árvores autóctones para plantar. Esperamos poder retribuir aquando da reflorestação de um qualquer espaço com a nossa mão-de-obra.

Núcleo de Educação Ambiental

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Projecto Eco Escolas-Entrega do Galardão "Bandeira Verde

Foi de festa para muitas escolas o dia 29 de Setembro na Vila da Feira. Refiro-me à entrega do Galardão, símbolo de escola ecológica que pelo quinto ano consecutivo contempla a nossa escola.
O Coordenador organizou com o nosso parceiro (Câmara Municipal de V. N. Famalicão) a viagem. Os alunos seleccionados, foram aqueles que ao longo do ano lectivo anterior, se destacaram mais no projecto Eco Escolas, aqueles que mais trabalharam para levar a cabo tantas tarefas e que deram cumprimento ao programa estabelecido.
Depois de uma viagem não muito longa, e, já no Euro Parque, fizemos a recepção com a primeira oferta de t-shirts e outras lembranças. Visitamos exposições, ateliês, diversões, enfim um sem número de coisas bonitas, onde a aprendizagem ambiental e sustentável estava sempre presente. Desde as corridas dos carrinhos e barcos solares, as brincadeiras nos equipamentos de diversão espalhados pelo parque, os passeios nos cavalos da GNR que não chegaram para as encomendas, o almoço cheio de bolinhos de bacalhau, rissóis, panados, os sumos com e sem gás, os gelados, os chupa-chupa, etc. Enfim, já me esquecia de referir a gente bonita que por lá passou.
Foi mesmo divertida esta entrega do Galardão que chegou no fim, ou quase no final. Os nossos alunos estavam entusiasmados para subir ao palco e eu pela indicação tinha de delegar num deles, só que num último instante fiz saber que iam todos, mesmo todos (onze) receber a Bandeira Verde. Só queria que vissem a alegria espelhada nos olhos dos nossos meninos quando a receberam, pois este momento foi a demonstração de que o prémio era merecido para eles em representação de toda escola. No final ainda fomos prendados com um lanche que ajudou a retemperar forças para as cantigas que os alunos mantiveram ao longo da viagem de regresso.
Eu, como elemento desta equipa de trabalho ao longo de cinco anos consecutivos, senti ainda mais vontade e prazer em dar corpo a um projecto que se quer continuado e se possível ainda mais abrangente.
Resta informar que a Bandeira Verde vai ser hasteada no dia 23 de Novembro pelas 13.00 horas, aquando da Comemoração do Dia da Floresta Autóctone, na presença de toda a comunidade escolar, assim como das entidades nossas parceiras no projecto Eco Escolas.



Núcleo de Educação Ambiental

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Comemoração do Dia Eco Escola e Mundial da Criança

Nos dias 5 e 6 de Junho de 2009, a nossa escola comemorou estas efemérides. Foi com grande alegria que preparamos estes dois dias de festa. Professores, alunos e funcionários deste Agrupamento deram mãos e programaram uma grande quantidade e diversidade de actividades para mostrar não só o trabalho que realizaram ao longo do ano, como também outras de diversão e no caso do projecto eco escola um conjunto de tarefas para que a comunidade mantenha o espírito ecológico que nos distingue das demais, pois é bom lembrar que somos o único Agrupamento do concelho com o galardão Bandeira Verde hasteado, símbolo de escola ecológica. Assim, preparamos tarefas/actividades para todas as turmas do 2º e 3º ciclo de modo que os temas prioritários, energia, resíduos, água, alterações climáticas e também os outros, como os transportes, biodiversidade sendo assim trabalhados, para dar cumprimento assim aos nossos objectivos.
Todo o trabalho de preparação foi feito em sala de aula, ou seja um trabalho curricular. Os materiais empregues tiveram como base a reutilização/reciclagem. Todos os alunos das turmas do 2º e 3º ciclo, tinham tarefas distribuídas nos jogos ambientais e a turma acompanhava os colegas no desempenho da tarefa, daí que a interiorização e o objectivo era atingido por todos.
Apesar da chuva ter aparecido em dado momento, esta, não desencorajou os participantes no trabalho a realizar.
Ainda no âmbito da comemoração, foi bom verificar que a maioria das exposições de trabalhos dos diferentes ciclos, apresentava na sua concepção mais de 80% de materiais reciclados /reutilizados, daí pensarmos que a mensagem está a ser passada e assimilada pela comunidade.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Projecto "Conectando Mundo", Alterações Climáticas

Terminou no dia 28 do mês de Março de 2009, a participação das turmas do nosso Agrupamento neste projecto. Ainda é cedo para fazer o balanço final da participação de todos, mas, um dado ficou claro, houve um aumento de cerca de 70% das turmas participantes relativamente ao ano transacto.

Vamos então recordar as finalidades deste trabalho on-line:

- Adquirir uma visão global sobre os impactos (ambientais, sociais e económicos) dos nossos estilos de vida e dos modelos de desenvolvimento, mostrando a insustentabilidade dos modelos actuais e a necessidade de impor limites ao crescimento.
- Reflectir sobre os precedentes e sobre as consequências do consumo excessivo das fontes de energia não renováveis e dos meios de transporte poluentes.
- Demonstrar o desigual acesso à energia e ao transporte que existe entre os diferentes países do mundo.
- Fomentar acções e condutas (individuais e colectivas) de consumo responsável de energia e de mobilidade sustentável, assim como acções de denúncia e de pressão colectiva.

O âmbito deste trabalho foi esquematizado da seguinte forma:

Formação para os/as professores:
Esta formação tem como objectivo familiarizar os/as professores/as com o ambiente virtual e com as actividades educativas. Esta formação permitirá também que os/as professores/as participante tenham um primeiro contacto com os/as colegas que realizarão a mesma actividade.

Actividades com os/as alunos/as:
As actividades foram concebidas para serem realizadas através da Internet, mas todo o trabalho realizou-se on-line e foi necessariamente, complementado na sala de aula. Com a proposta Conectando Mundos quisemos que os participantes experimentassem diferentes maneiras de entender o mundo, mas também que conseguissem debater e chegar a consensos com os participantes virtuais e, sobretudo, com os companheiros de turma. Através do debate e da reflexão, tentaremos elaborar em conjunto um modelo de sociedade mais justa e solidária.

Intercâmbio / Debate na Internet: A Internet permitiu o contacto entre pessoas que vivem em lugares distantes. Este instrumento ajudou-nos a criar diferentes comunidades de aprendizagem, agrupando os alunos da mesma idade e de zonas geográficas diferentes. Nestas comunidades e graças às ferramentas colaborativas (como por exemplo o fórum de discussão) os alunos puderam interagir com os outros participantes e realizar as actividades de forma cooperativa.

Apresentação das conclusões:
O trabalho realizado na aula e o trabalho realizado pela Internet permitiu chegar a consensos e ajudou a elaborar conclusões.

Os trabalhos realizados por todas as turmas de todo o mundo, foram a concurso e a nossa escola para além do mérito de participação de várias turmas, teve o 1º prémio no nível etário 10/12 anos, invento "Esmagador de Uvas", que os alunos do 6º A criaram.

Como elemento dinamizador deste projecto e entusiasta de trabalhos ambientais e cooperativos, resta-me agradecer o empenho de todos os alunos, assim como dos professores, que os orientaram na consecução das tarefas na sala de aula. Bem hajam por isso.
A foto acima mostra o invento galardoado.


O Núcleo de Educação Ambiental

Projecto "Conectando Mundo", Alterações Climáticas

Terminou no dia 28 do mês de Março de 2009, a participação das turmas do nosso Agrupamento neste projecto. Ainda é cedo para fazer o balanço final da participação de todos, mas, um dado ficou claro, houve um aumento de cerca de 70% das turmas participantes relativamente ao ano transacto.

Vamos então recordar as finalidades deste trabalho on-line:

- Adquirir uma visão global sobre os impactos (ambientais, sociais e económicos) dos nossos estilos de vida e dos modelos de desenvolvimento, mostrando a insustentabilidade dos modelos actuais e a necessidade de impor limites ao crescimento.
- Reflectir sobre os precedentes e sobre as consequências do consumo excessivo das fontes de energia não renováveis e dos meios de transporte poluentes.
- Demonstrar o desigual acesso à energia e ao transporte que existe entre os diferentes países do mundo.
- Fomentar acções e condutas (individuais e colectivas) de consumo responsável de energia e de mobilidade sustentável, assim como acções de denúncia e de pressão colectiva.

O âmbito deste trabalho foi esquematizado da seguinte forma:

Formação para os/as profesores:
Esta formação tem como objectivo familiarizar os/as professores/as com o ambiente virtual e com as actividades educativas. Esta formação permitirá também que os/as professores/as participante tenham um primeiro contacto com os/as colegas que realizarão a mesma actividade.
Actividades com os/as alunos/as:
As actividades foram concebidas para serem realizadas através da Internet, mas todo o trabalho realizou-se on-line e foi necessariamente, complementado na sala de aula. Com a proposta Conectando Mundos quisemos que os participantes experimentassem diferentes maneiras de entender o mundo, mas também que conseguissem debater e chegar a consensos com os participantes virtuais e, sobretudo, com os companheiros de turma. Através do debate e da reflexão, tentaremos elaborar em conjunto um modelo de sociedade mais justa e solidária.
Intercâmbio / Debate na Internet: A Internet permitiu o contacto entre pessoas que vivem em lugares distantes. Este instrumento ajudou-nos a criar diferentes comunidades de aprendizagem, agrupando os alunos da mesma idade e de zonas geográficas diferentes. Nestas comunidades e graças às ferramentas colaborativas (como por exemplo o fórum de discussão) os alunos puderam interagir com os outros participantes e realizar as actividades de forma cooperativa.
Apresentação das conclusões:
O trabalho realizado na aula e o trabalho realizado pela Internet permitiu chegar a consensos e ajudou a elaborar conclusões.
Os trabalhos realizados por todas as turmas de todo o mundo, foram a concurso e a nossa escola para além do mérito de participação de várias turmas, teve o 1º prémio no nível etário 10/12 anos, invento "Esmagador de Uvas", que os alunos do 6º A criaram.
Como elemento dinamizador deste projecto e entusiasta de trabalhos ambientais e cooperativos, resta-me agradecer o empenho de todos os alunos, assim como dos professores, que os orientaram na consecução das tarefas na sala de aula. Bem hajam por isso.
A foto acima mostra o invento galardoado.
O Núcleo de Educação Ambiental





quarta-feira, 11 de março de 2009

Poda das árvores na nossa escola



No início do mês de Fevereiro, procedeu-se à poda das árvores mais destacadas da nossa escola. Algumas delas mantêm o porte existente por falta de condições técnicas da C.M. de V. N. Famalicão, entidade que colaborou connosco, enviando os seus trabalhadores para a execução desta tarefa.

Este foi mais um trabalho integrado no Projecto Eco Escolas e que consta do Plano de Acção a desenvolver neste ano lectivo.

Núcleo de Educação Ambiental

Auditoria Ambiental

Finalmente terminou a Auditoria Ambiental no âmbito do Projecto Eco Escolas. Digo finalmente porque após alguns problemas com o sistema informático, os directores de turma e alguns professores colaboradores, conseguiram terminar lançando os dados relativos às diferentes temáticas respondidas pelos alunos.

Afinal o que é uma Auditoria Ambiental?
Auditoria Ambiental é, questionar as pessoas desta escola, face às temáticas relacionadas com o ambiente: Energia, Água, Resíduos, Alterações Climáticas, Transportes, Biodiversidade, Agricultura Biológica e Espaços Exteriores.

Depois do trabalho feito pelos colegas, competia-me como coordenador fazer o apanhado dos resultados, as médias, a passagem para uma grelha onde já existiam os resultados do ano transacto, fazer a comparação e enviar tudo para a Associação Bandeira Azul da Europa, orgão este que superintende todo o processo de candidatura à Bandeira Verde, símbolo de Escola Ecológica.

Os resultados, não são animadores relativamente aos anos anteriores. Os nossos alunos são muito críticos no tocante aos aspectos ecológicos funcionais da nossa escola, no entanto, quando toca a intervir com comportamentos, nem todos os alunos e restante comunidade cumpre os preceitos ambientais expressos pelo Eco Código em vigor.

Resumindo, resta-me dizer que o nosso trabalho vai ser ainda mais intenso, tentando com a colaboração de todos melhorar os índices ambientais na nossa escola.
Conto com todos para levar a cabo esta tarefa.

Núcleo de Educação Ambiental

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARCO-Feira de Arte Contemporânea-Madrid 2009

Hoje vou falar um pouco de arte, não por me considerar um expert na matéria, mas porque visitei esta exposição e para além de toda a grandeza que a Arco representa em termos de apresentação e divulgação de conceitos diversificados de arte, ela em si apresentou arte com o recurso à reutilização e reciclagem de matérias que normalmente são deitadas ao lixo.
Nota: Esta mensagem vai ter continuidade e imagens elucidativas.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

CAMPANHA DE RECOLHA DE ROLHAS DE CORTIÇA "GREEN CORK"

Começou hoje, dia 5 de Fevereiro a campanha de recolha de rolhas GREEN CORK - Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça na nossa escola.

O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

Comece já a juntar as suas rolhas de cortiça!

Desde O dia 5 de Junho, dia Mundial do Ambiente, que já é possível ir colocar as suas rolhas de cortiça para reciclagem nos hipermercados Continente, nos centros comerciais Dolce Vita e nos agrupamentos de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas

O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

No Agrupamento de Escolas Bernardino Machado, a recolha das rolhas pode ser feita a partir do dia 5, quinta-feira podes colocar as rolhas de cortiça nos garrafões disponibilizados para o efeito no bloco A, junto à secretária da D. Susana e nos Jardins de Infância e Escolas do 1º ciclo a partir do dia 16 de Fevereiro.

Núcleo de Educação Ambiental

domingo, 1 de fevereiro de 2009

AUDITORIA AMBIENTAL 08/09 AOS ALUNOS DA NOSSA ESCOLA


Está disponível desde quinta-feira, dia 29/01/89 e até ao próximo dia 6/02/09, a Auditoria Ambiental aos alunos da nossa escola. Este ano, demos mais um passo importante no capítulo da poupança de papel. A Auditoria Ambiental vai ser feita através do programa Moodle no portal da escola. Assim, todas as turmas, irão pronunciar-se nos diversos temas para o efeito, com a ajuda do director de turma, ou outro professor solicitado pelo D.T. e com condições de tempo e espaço/aula para isso. Esta mudança de estratégia, deve-se em grande parte ao professor André Matos que se disponibilizou para colocar em prática o programa com a adaptação à auditoria. O coordenador do projecto, apenas operacionalizou os elementos dos diversos temas para o preenchimento do inquérito. Esta forma de trabalho com os alunos, irá sensibilizar ainda mais a nossa comunidade para a racionalização dos recursos naturais, numa altura em que é cada vez mais necessário preservar estes bens fundamentais para a nossa existência.
Brevemente, irei disponibilizar os resultados neste blog.

Núcleo de Educação Ambiental

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SEMINÁRIO ECO ESCOLAS - SEIA 2009



O seminário Eco Escolas 2009 decorreu em Seia nos dias, 16, 17 e 18 de Janeiro. Como coordenador do projecto da nossa escola, recaía em mim a presença neste seminário, até porque a nossa escola nunca esteve representada neste tipo de evento e é neles que se trocam experiências e saberes para aplicar, de modo a facilitar e adequar aprendizagens, numa área que cada vez mais necessita de ser reforçada em comportamentos rumo a um futuro mais limpo e saudável.

Não conhecia muito bem esta cidade que se situa nas fraldas da Serra da Estrela. Teve origem entre os anos 300 e 450 a. C. e foi fundada pelos Túrdulos. “Receber bem é para nós uma questão de honra de que muito nos orgulhamos…”. Este é o pensamento do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Seia e que de certo modo ajuda a definir um pouco as pessoas desta terra. A hospitalidade, assim como a forma de querer dar a conhecer todas as suas potencialidades, foi o mote para que os presentes se sentissem em casa.

Embora o seminário tenha decorrido nesta cidade, foi na vila de S. Romão, (dois quilómetros acima de Seia) que me instalei de armas e bagagens numa pequenina casa de montanha, propriedade de um casal de reformados vindos de Lisboa à procura das suas origens e cuja simpatia e hospitalidade me agradaram logo à primeira vista. S. Romão, é uma vila riquíssima em património arqueológico, arquitectónico, gastronómico e em recursos naturais.

Para aqueles que visitarem este (blog) está aguçado o apetite para mais tarde e quem sabe nas férias ou em algum fim-de-semana prolongado, se deliciarem em conhecimento através das riquezas desta serra e de toda a sua envolvência.
Voltando ao Seminário, quero em primeiro lugar agradecer aos responsáveis e a todos os envolvidos na logística, pela forma como nos receberam e planearam o evento, de modo que os participantes pudessem manter o interesse nas actividades propostas, nos painéis e ainda participarem activamente nos workshops.

Os painéis escolhidos foram muito interessantes não só pelo conteúdo, mas também pelos comunicadores que estiveram à altura das expectativas do seminário.
Os locais escolhidos para as actividades dispunham de condições excelentes. O CISE, Centro de Interpretação da Serra da Estrela, é um local delicioso que permite conhecer toda a riqueza da serra e potencialidades, assim como o trabalho desenvolvido por aqueles que sentem de perto os seus problemas e diariamente procuram respostas para eles.

Neste, fomos confrontados com diversos workshops de índole ambiental. A aprendizagem tida, vai possibilitar a sua aplicação imediata nas escolas, mas acima de tudo deu origem à troca de saberes e experiências entre os presentes. Nestas trocas, foi bom verificar que as pessoas nas suas escolas, estão preocupadas com os problemas ambientais, que trabalham diariamente com os seus alunos e restante comunidade, na procura de soluções para esses problemas (ambientais) e também na passagem da mensagem à comunidade, de que vale a pena o trabalho cooperativo como bem essencial, duma política que se quer mais responsável e coerente com esses valores.

Núcleo de Educação Ambiental

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

OLIMPÍADAS DO AMBIENTE

Decorreram na passada quinta-feira, dia 8 de Janeiro, as Olimpíadas do Ambiente.
Esta prova a nível nacional, foi feita para testar os conhecimentos dos alunos do ensino básico, 3º ciclo e ensino secundário. A nossa escola participou através do 7º ano, turmas, A, B, C, D e E, 8º D e 9º B. Só puderam participar estas turmas, devido ao calendário exigido(14.20 horas de quinta-feira), as outras não tinham aulas a esta hora, daí a dificuldade em conseguir levá-las a participar.
A prova decorreu dentro do normal funcionamento de provas deste género, com a colaboração dos professores que àquela hora tinham aulas com essas turmas.
Depois de corrigidas as provas (pelo coordenador), foi feita a afixação dos resultados (prova e classificação) e o envio das 25 melhores provas para correcção das respostas de desenvolvimento para a Universidade Católica Portuguesa, secção do Porto, que irá seleccionar os alunos que vão passar à segunda 2ª eliminatória, a realizar em Fevereiro.
Como coordenador do projecto nesta escola, confesso que esperava mais dos nossos alunos, de uma meneira geral, no entanto, a prova tinha um coeficiente de dificuldade muito elevado, daí as dificuldades sentidas na escolha das respostas.

Núcleo de Educação Ambiental

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Seminário Eco Escolas 2009 - Seia



É já nos dias 16, 17 e 18 deste mês de janeiro que vai decorrer em Seia, cidade situada na encosta da Serra da Estrela o Seminário Nacional Eco Escolas 2009. A nossa escola vai estar presente, através do coordenador do projecto.
Vão ser três dias de trabalho intenso entre os presentes.
São objectivos do Seminário
- Reunir os professores coordenadores do Programa Eco-Escolas e os técnicos dos municípios envolvidos na educação ambiental, por forma incentivar a comunicação, possibilitar uma partilha de objectivos comuns e a troca de experiências;
- Divulgar novos projectos e iniciativas relativas ao Eco-Escolas 2008/2009;
- Fornecer infornação específica relacionada com o tema do ano: Alterações climáticas;
- Fornecer informação científica e pedagógica relativamente aos temas de trabalho;
- Proporcionar a participação em ateliers de carácter prático conducentes a um enriquecimento de estratégias em educação ambiental;
- Debater a metodologia e as estratégias do Programa Eco-Escolas;
- Favorecer a troca de experiências através da participação em Foruns de Debate.
Da partilha de experiências, sairão ideias e estratégias, que poderão ser benéficas para o trabalho que pretendemos fazer na nossa escola.
Núcleo de Educação Ambiental