segunda-feira, 31 de março de 2008

Poluição

Introdução

Neste trabalho vamos falar da poluição. A poluição é um facto muito mau para a nossa saúde e vida no planeta mundo.

Também vamos falar dos vários tipos de poluição, o tempo que demora um resíduo a desaparecer e vamos apresentar algumas imagens que caracterizam a poluição.

Os nossos objectivos neste trabalho são essencialmente: saber mais um pouco acerca da poluição e mostrar os seus malefícios.

Poluição

A poluição pode ser considerada a libertação de elementos, radiações, vibrações, ruídos e substâncias ou agentes contaminantes num ambiente, prejudicando os ecossistemas biológicos ou os seres humanos.

Tipos de poluição

A poluição divide-se em vários tipos, devido à forma como é feita.

Tipos de poluição

A poluição divide-se em vários tipos, devido à forma como é feita.

Poluição atmosférica Poluição hídrica
Poluição do solo Poluição sonora
Poluição térmica Poluição Luminosa

A poluição atmosférica resulta da emissão de gases poluentes ou de partículas sólidas na atmosfera.

A poluição hídrica resulta da libertação de resíduos na água.

A poluição do solo consiste numa das formas de poluição, que afecta particularmente a camada superficial da crosta terrestre, causando malefícios directos ou indirectos à vida humana, à natureza e ao meio ambiente em geral.

A poluição sonora é o efeito provocado pela difusão do som num tom demasiado alto, sendo o mesmo muito acima do tolerável pelos organismos vivos, no meio ambiente.

Poluição térmica consiste no aquecimento das águas naturais pela introdução da água quente utilizada na refrigeração de centrais eléctricas, refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas.

Poluição luminosa é um tipo de poluição, no qual a luz é enviada ao céu ofuscando os astros e prejudicando o trabalho dos astrónomos, de entre outros casos.

Conclusão

Depois de termos feito a nossa pesquisa decidimos que a natureza tem que ser protegida e, se não forem os adultos têm de ser os mais novos. Um bom ar puro, um grande colchão feito de relva dos espaços verdes, o mar azul com os peixes de mil cores, as nuvens branquinhas e as andorinhas fazem um mundo cheiroso e agradável onde toda a gente quererá viver.

Não devemos poluir, não devemos estragar o que a natureza nos dá.

Trabalho elaborado por:

* Ana Magalhães – 11 anos de idade, 6º B, Nº: 2

* Bruna Martins – 11 anos de idade, 6º B, Nº: 5

* Cláudia Silva – 12 anos de idade, 6º B, Nº: 9

* Daniela Peixoto – 11 anos de idade, 6º B, Nº: 10




Poluição


.

O homem tem transformado profundamente a natureza, destruindo espécies animais e vegetais, desviando cursos de rios, cortando montanhas, drenando pântanos e amontoando toneladas de detritos no ar, na água e no solo.
A saúde e o bem-estar do homem estão directamente relacionados com a qualidade do meio ambiente, isto é, com suas condições físicas, química e biológicas.
Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo.

Poluição do Solo

A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique… da berma das estradas quando vão de carro e atiram lixo pela janela… e também nas praias, quando, no final de um agradável dia de Verão passado à beira-mar, regressam às suas casas mas deixaram os restos e os lixos na areia.

Poluição da água

As águas subterrâneas, os rios, lagos e mares são o destino final de todo poluente solúvel lançado no ar e no solo.
Os resíduos constituem os principais poluentes presentes nos esgotos domésticos. Eles contêm principalmente restos orgânicos e bactérias coliformes. Tais poluentes causam distúrbios intestinais e intoxicações.
Os fertilizantes usados na lavoura, quando arrastados pela água da chuva, podem poluir rios e lagos.


A poluição atmosférica

A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. As principais causas desse fenómeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo, automóveis e sistemas de aquecimento doméstico.
O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do aparelho respiratório, como a bronquite crónica, a asma e até o câncer pulmonar. Esses efeitos são reformados ainda pelo consumo de cigarros.

Chuvas ácidas

As chuvas ácidas, isto é, precipitações de água atmosférica carregada de ácido sulfúrico e de ácido nítrico. Esses ácidos, que corroem rapidamente a chapa dos automóveis, os metais de pontes e outras construções, além de afectarem as plantas e ocasionarem doenças respiratórias de pele nas pessoas, são formados pela emissão de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogénio por parte de certas indústrias. Esses gases, em contacto com a água da atmosfera, desencadeiam reacções químicas que originam aqueles ácidos

Poluição Sonora

Vivemos rodeados de sons: pessoas que falam, máquinas e electrodomésticos que trabalham, a música de uma discoteca, automóveis que passam, crianças que brincam…

O aumento de ruídos no ambiente que nos rodeia provocou uma nova forma de poluição – a poluição sonora.

Poluição Luminosa

A poluição luminosa é provocada pelo desperdício de luz nocturna.

À noite, numa cidade, o céu fica menos estrelado do que numa aldeia.

Isso deve-se à iluminação artificial, muitas vezes utilizada de forma incorrecta e que gera uma outra forma de poluição - a poluição luminosa.

Cláudia Machado, nº 8, 6º B

AMBIENTE

Os alunos da Escola Básica 2/3 Bernardino Machado em Joane estão a participar em vários projectos ligados ao Ambiente

Continuam a participar no projecto Eco Escola, tendo desenvolvido várias actividades até ao momento, contemplando várias temáticas. Entre elas destacamos as Alterações Climáticas, já que este tema é considerado o tema do ano, daí ser aquele que mais ênfase está a ser dado nos estudos que estão a ser feitos para o Eco Código, código este que será o guia de toda a comunidade para o próximo ano lectivo. Ainda neste âmbito, estão a participar no projecto “conectando mundos, alterações climáticas”. Este projecto é uma plataforma de intercâmbio escolar que utiliza as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) para facilitar a comunicação e a colaboração entre escolas de diferentes realidades socioculturais. Este é um projecto educativo inovador que permite trabalhar as temáticas relacionadas com a Educação para a Cidadania Global (ECG) e algumas das competências chave identificadas pela União Europeia. Fazemos aqui referência às aprendizagens que os jovens devem desenvolver no ensino escolar obrigatório de forma a:

- alcançarem a sua realização pessoal e integração social;

- exercerem uma cidadania activa;

- enfrentarem a vida adulta e serem capazes de desenvolver uma aprendizagem permanente.

A interacção social faz-se aprendendo a trabalhar em grupo, cooperando e ajudando a construir consensos chegando a acordo.

Ao trabalhar com as TIC, desenvolve competências comunicativas em ambientes de comunicação virtuais, faz pesquisas, selecciona informação na Internet, interpreta imagens, produz mensagens, etc.

Educar para a cidadania global é fomentar aspectos relevantes tais como:

- O respeito e a valorização da diversidade como fonte de enriquecimento humano

- A defesa do meio ambiente e de um consumo mais responsável

- O respeito pelos Direitos Humanos (individuais e colectivos)A valorização do diálogo como uma importante ferramenta para a resolução pacífica de conflitos

- A participação cívica e a co-responsabilidade

- O compromisso para a construção de uma sociedade justa, equitativa e solidária

Resumindo, a ECG significa educar a partir de uma série de temas relevantes, com o objectivo de produzir uma transformação progressiva nos valores, nas atitudes e nos comportamentos dos/as e dos/as professores/as.

O problema das alterações Climáticas, representa o maior desafio socioambiental da nossa era, ao qual todos os países devem fazer frente. Esta calamidade planetária agrava e piora as condições de vida em que vivem os paízes empobrecidos do Mundo, agravando as assimetrias na repartição da riqueza e no acesso às oportunidades.

As Alterações Climáticas estão a provocar uma transformação na história da humanidade. Estamos a atravessar um período de alterações climáticas profundas qure nos oferece a oportunidade de podermos mudar os nossos comportamentos e questionarmos os modelos de desenvolvimento (económicos e sociais) dominantes.

As Alterações Climáticas têm impactos sobre vários níveis: na sociedade, no desenvolvimento, nos ecossistemas…Pelo que é extremamente importante incorporar esta temática nas aulas. Essencialmente por duas razões: por responsabilidade educativa e porque devemos começar a capacitar os nossos alunos com ferramentas de compreensão e de acção.

Aos alunos foi perguntado.

O que podemos fazer para ajudar?

Do diálogo tido foram indicados muitos comportamentos que podemos ter no dia-a-dia.

Entre eles destacamos:

Reduzir

– Baixa o consumo da tua casa em 1º centígrado dura

- Fecha as portas e as janelas das divisões aquecidas

- Toma um duche rápido em vez de um banho de imersão

- Decide o que vais comer antes de abrir o frigorífico

- Não deixes a porta do frigorífico aberta

Desligar

- Desliga as lâmpadas sempre que puderes

- Desliga o teu carregador de telemóvel quando a bateria estiver carregada

- Desliga completamente a tua televisão, aparelhagem de som ou computador quando não estiveres a ver, ouvir o trabalhar

Reciclar

- Leva o vidro para reciclar

- Traz garrafas reutilizáveis para fazer trabalhos nas disciplinas artísticas

- Leva um saco de compras para o supermercado ou reutiliza sacos de plástico

- Anda a pé, de bicicleta ou de transportes públicos para ir para a escola e voltar para casa.

LEVAR OS MAIS PEQUENOS A REDUZIR, RECICLAR E REUTILIZAR

A dificuldade de implementar projectos que possam levar os alunos mais velhos a ter comportamentos adequados e compatíveis com o meio ambiente, levou o Departamento de Expressões a visitar os Infantários da nossa área de influência pedagógica para que a mensagem da necessidade de aplicar os 3 r´s fosse interiorizada por estes para que possam chegar à escola sede e sejam visíveis esses comportamentos.

No Natal foi feita a demonstração da reciclagem de papel em todas as escolas, tendo sido produzido pasta suficiente para posteriormente se reproduzirem folhas.

Com as folhas reproduzidas, foi feita a demonstração das potencialidades do papel reciclado na construção de adereços: postais, marcadores, livros, etc.

Como a época era de Natal, todos os meninos puderam construir postais para levar para casa.

Com a chegada do Carnaval foi solicitado aos alunos uma embalagem de plástico vazia para ser reutilizada na construção de uma máscara de Carnaval. Os alunos ficaram todos entusiasmados, no entanto perplexos porque não sabiam como iriam transformar uma embalagem numa máscara. Chegado o dia da demonstração foi possível mostrar aos meninos que através do amolecimento do plástico pelo calor e com um molde e contra molde em gesso (previamente feito) podíamos de facto levar o plástico mole a obedecer ao molde com a força do contra molde ficar com a forma deles. Após o recorte do material, formando olhos, boca e definição das orelhas, dentes assim como da colocação de alguns apêndices foi possível obter máscaras prontas a decorar com tintas ou outros materiais.

COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA ÁGUA E DIA MUNDIAL DA ÁRVORE

No último dia de aulas antecipamos a comemoração destes dias devido à entrada em férias dos alunos.

A comemoração destas efemérides foi feita de uma forma simples, integrada nas aulas mas com uma participação activa de todas as turmas do 2º e 3º ciclo do ensino básico. Os alunos foram sensibilizados para o efeito, através da exposição de cartazes alusivos, onde se apelava ao respeito e importância pelos dois elementos (água e árvore) como fundamentais para a nossa sobrevivência, ou seja, a água é já um recurso escasso em muitas regiões do mundo. Quase 1 quinto da população mundial, ou seja, 1,2 mil milhões de pessoas, não têm acesso a água potável. Se a temperatura global aumentar 2,5º centígrados acima dos níveis pré industriais, a escassez de água poderá afectar mais 2,4 a 3,1 mil milhões de pessoas. As árvores são o outro elemento, como toda a gente sabe, as árvores para além de outras potencialidades absorvem o CO2 e produzem oxigénio. É por isso que as florestas são tão importantes, pois absorvem parte do excedente de CO2 que produzimos. No entanto, a desflorestação – o abate de árvores, o desbravamento e4 a queima de floresta – avança em todos os continentes. Assim após a leitura da Declaração dos Direitos da Água e a Carta Europeia da Água, os alunos cumprindo um escalonamento plantaram 2 arbustos nos locais previamente determinados com seus, seguindo as instruções para o efeito.

Resta acrescentar que os buracos estavam já abertos, graças à excelente colaboração dos funcionários da escola e os arbustos (Piracanta) foram oferecidos pelo Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão. Com todas estas ajudas, foi possível dar continuidade ao trabalho já encetado nos anos lectivos anteriores, resguardando os canteiros com os arbustos, tornando-os mais atractivos esteticamente.

PROJECTO ECO-CÓDIGO

As turmas do 6º ano de escolaridade começaram a desenvolver projectos para obter um Eco Código.

O que é o Eco-Código?

O Eco-Código corresponde a um dos elementos do Programa Eco-Escolas: o 7º passo da metodologia proposta. O Eco-Estudante deverá conseguir identificar um conjunto de atitudes e comportamentos conducentes à melhoria do ambiente na escola, em casa e na sua região. O Eco-Código deverá expressar uma declaração de objectivos, traduzidos por acções concretas, que todos os membros da comunidade deverão seguir.

Cada aluno de cada turma é sensibilizado para a pesquisa/investigação de elementos que o possam ajudar a elabora estudos para propor o seu Eco-Código. Este deve obedecer a certos requisitos, pois as temáticas estão directamente ligadas à preservação do Ambiente. Deverá tratar-se de um trabalho colectivo, onde o envolvimento e participação dos alunos é fundamental. A estratégia de elaboração do Eco-Código será da responsabilidade do Professor Coordenador do Programa em cada escola.

Os temas dos trabalhos a entregar para o Concurso Poster Eco-Código deverão abordar os temas base Eco-Escolas: Água, Resíduos, Energia e dar especial ênfase ao tema do ano: “ Alterações Climáticas”. Outros temas como a Biodiversidade, Agricultura Biológica, Transportes, Ruído e Compostagem podem também fazer parte como temas secundários

Cada escola poderá entregar para concurso um poster que deverá obedecer aos seguintes requisitos:

1. Em cartolina, tamanho A2;

2. Orientação na vertical;

3. Ser completamente bidimensional - não são admitidos trabalhos com colagens de objectos tridimensionais;

4. Conter cerca de 10 a 12 frases que no conjunto representem o Eco-Código da Escola;

5. Abordagem de pelo menos um dos temas-base e do tema do ano;

6. Composição de todos elementos gráficos tal como se pretende que sejam publicados;

7. Identificação apenas no verso, de todos os autores (Escola, Professor Coordenador e Alunos);

8. O poster far-se-á acompanhar de uma breve memória descritiva explicativa da forma como foi realizado o trabalho - máximo 1 pág. A4.

Após este processo, toda a comunidade escolar, irá tentar ter em conta esses comportamentos, não só na escola, como fora dela.

BD DA ENERGIA

Alguns alunos da nossa escola estão a participar no Concurso “BD da Energia”. Este, faz parte do Projecto “Escola da Energia” , englobado no Projecto Eco-Escola.
Através do Concurso “BD da Energia” pretende-se:
• Estimular nos jovens o interesse pela investigação sobre temas relacionados com a Energia e Ambiente;
• Sensibilizar e educar os jovens para a necessidade de utilizar a energia de forma mais sustentável;
• Motivar para a investigação e compreensão das questões relacionadas com a energia, especialmente a nível local - na escola, em casa e na comunidade;
• Desenvolver competências nas áreas da escrita criativa e banda desenhada;

Temas
Cada escola deverá apresentar duas histórias subordinadas aos seguintes temas:
1- eficiência energética e alterações climáticas;
2- mobilidade sustentável e alterações climáticas.
Metodologia
- a criação da história deve resultar de um trabalho colectivo e ser antecedida de investigação local acerca do tema abordado;
- a investigação local pode incluir inquéritos, visitas, entrevistas, etc.
- deve entrar na história uma situação real (local, pessoa, acontecimento…) relacionada com a investigação local/regional/nacional que os alunos realizaram acerca do tema;
- na história devem surgir informações – chave, que não devem descurar o rigor científico, acerca dos temas tratados.

Elementos do trabalho
Cada uma das histórias deve apresentar os seguintes elementos:
1. um trabalho original em banda desenhada com um mínimo de 3 e um máximo de 5 páginas A4; a técnica de desenho é livre e a sua execução poderá ser a cores ou a preto e branco;
2. uma síntese da história (máximo uma página A4);
3. uma memória descritiva que explicite a forma como foram elaboradas as investigações e a produção do trabalho colectivo;
4. a identificação completa que deve incluir o nome e contactos da Escola e do(a) professor(a) responsável, o nome dos alunos (ou turma), o título do trabalho e o tema onde se insere.

Ao longo do 3º período, vão ser muitas as actividades aula ligadas ao Ambiente. Estas, vão tratar temáticas que irão servir de base à preparação do Dia Mundial da Criança e Dia Eco-Escola, que movimentará todos os alunos do Agrupamento nos dias 5 e 6 de Junho. Até muito trabalho espera toda a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Bernardino Machado de Joane.



Núcleo de Educação Ambiental